Hermes Aquino, nasceu em 21/5/1949, no Rio Grande do Sul. Cantor, compositor e publicitário, um de seus maiores êxitos foi a canção "Nuvem Passageira", lançada em 1977. Fez tanto sucesso que muitos costumam pensar que sua carreira resume-se somente a ela. Na verdade, ele tem outros sucessos, embora de menor porte, como "Desencontro de Primavera" (1977) e "Santa Maria" (1978). Sua carreira já vinha de dez anos antes, inclusive como raro representante gaúcho do tropicalismo, traçando o que viesse, do blues rock à guarânia. Em sua fase tropicalista, nos anos 60, foi pra Sampa e orbitou em torno dos poetas concretistas, junto com sua prima Laís Marques e com Carlinhos Hartlieb, fechando parcerias com Tom Zé e o grupo O Bando.
"Você Gosta?", parceria sua com Tom, foi gravada por este e pelo grupo Liverpool em 1969, e "Planador", parceria com sua prima Laís Marques, está nos únicos álbuns do Liverpool e do grupo carioca Os Brazões. Além disso, "Sala de Espera", parceria também com Laís (e defendida por esta no Quarto Festival Internacional da Canção, em 1969), foi regravada pelo grupo O Bando. O primeiro sucesso de Hermes como intérprete foi "Flash", outra parceria com Laís, e com que participou do mesmo Quarto Festival Internacional da Canção. Morou em SP da segunda metade dos 60 até o inicio dos 70, voltando depois para o Sul, onde foi um dos principais nomes dos shows do Mr. Lee. Em face desta visibilidade, gravou pelo selo Tapecar as músicas Nuvem Passageira e Matchu Pitchu.
Hermes só conseguiu gravar seu primeiro LP, Desencontro de Primavera, em 1977 (pelo selo Tapecar) No ano seguinte, mudou-se para a gravadora Capitol, que lançou seu segundo LP, Santa Maria. Mas Hermes desentendeu-se com a gravadora a ponto de voltar a seu Estado natal, onde vive até hoje, como produtor de jingles.