×

Curiosidades sobre Henrique Vogeler

Enviar curiosidade >
  • Conta-se que, um dia, entregou à empresária Maria Amorim (que estava decidida a se atirar do oitavo andar de um prédio, por conta de suas dívidas) os oito contos de réis que ganhou num concurso internacional de música.
  • Aos 50 anos, foi viver tranqüilamente em uma casa adquirida na Rua Engenhoca 151, na Ilha do Governador. Passou bom tempo nadando e pescando com o barco batizado de "Peru". Mesmo depois de seu retorno à vida musical, buscava o refúgio do mar, sempre que podia.
  • Em maio de 1944, foi internado no Hospital do Pronto Socorro, na Praça da República, a fim de ser operado de uma úlcera intestinal. Uma complicação obrigou os médicos a submetê-lo a uma segunda intervenção cirúrgica. Embora em estado grave, duas horas antes de falecer, ainda demonstrava seu bom-humor, segundo episódio contado por Hélio Tys em "Talento de Vogeler - compositor carioca" (artigo publicado em "O Dia", Rio de Janeiro, 18 de outubro de 1964, caderno D, p. 1).
  • No artigo, Tys nos conta que na tarde em que o compositor faleceu, uma banda podia ser ouvida de seu quarto, executando, à entrada do Superior Tribunal Militar, um dobrado. A enfermeira perguntou-lhe: "Incomoda-o, maestro, esta música?" "Não, ele respondeu, ao contrário. O que me irrita é a falta de ouvido do regente. Repare como estão desafinados os instrumentos".
  • Segundo Tys, antes de falecer o compositor sussurrou no ouvido de um sobrinho a frase: "La comedia è finita". O compositor faleceu no dia 9 de maio de 1944, aos 56 anos de idade. Foi sepultado no Cemitério de São Francisco Xavier, no Caju. Villa-Lobos compareceu. Na hora em que o caixão desceu à sepultura, o maestro, chorando, exclamou: "Perdi meu braço direito!".

Mais tocadas

Ouvir Henrique Vogeler Ouvir

Biografia

Ver completa >
Henrique Vogeler, compositor, instrumentista e regente, nasceu no Rio de Janeiro/RJ em 11/6/1888 e faleceu em 9/5/1944.Nascido no bairro do Catumbi, de pai alemão e mãe brasileira, iniciou-se no piano com pouco mais de cinco anos, assistindo às aulas de...

Últimas notícias

Ver mais >