O Hellish War foi formado em Campinas no ano de 1995, a idéia inicial era a de ser um " Power-Trio ". Manteve-se essa formação até 1997, durante esse tempo foi lançada a primeira demo-tape da banda em 1996, intitulada " The Sign ". A banda começou a receber cartas de todo o país após a resenha feita pela revista Rock Brigade nº 129.
Em meados de 1997 a banda deixa de ser um Trio e passa a ser um quinteto, ficando apenas o guitarrista e fundador da banda Vulcano da formação original, pela primeira vez a banda tem em sua formação 2 guitarras, sendo Daniel Job o encarregado desta função. Nesta nova formação junta-se a banda também o vocalista Roger Hammer.
Em 1998 o Hellish War gravou o seu primeiro CD-demo independente; com o apoio da Valhalla Magazine a banda consegue no ano de 2000 com a formação estabilizada, seu primeiro contrato; com a Megahard Records.
Entre Janeiro e Fevereiro de 2001 o Hellish War grava o seu primeiro trabalho oficial, intitulado " Defender of Metal ", e lançado em Abril deste mesmo ano.
Logo após o lançamento do CD o baterista Jayr Costa deixa a banda e é substituido por Daniel Person.
Alguns shows de divulgação foram feitos pelo interior paulista e logo em seguida o baixista Gabriel Gostautas deixa a banda e é substituído por JR.
Com a nova e atual formação a banda elevou muito seu nível técnico e ganhou muito mais força ao vivo. Sendo assim as novas composições ganharam uma cara nova, contanto com a participação de todos os membros da banda. Oposto do que ocorreu no primeiro Cd aonde as músicas que foram gravadas já existiam da época em que a banda era apenas um "Power-Trio".