Hector Lavoe formou a sua própria banda e gravou vários hits incluindo: El cantante, Bandolera e El Periódico de Ayer ('El Cantante' foi composta por Rubén Blades; 'Bandolera' por Colón e 'Periódico' por Tite Cureta Alonso)
Hector aprendeu música numa escola em Machuelito Ponce/Porto Rico, sempre inspirado por Jesús Sánchez Erazo.
Em 1967, Hector Lavoe torna-se vocalista da banda de Willie Colón. Durante este período Lavoe se torna viciado em drogas. Devido a seus sucessivos atrasos, Colón decidiu não trabalhar com ele no palco, mas continuaram a fazer músicas juntos em estudio.
Em 1979, Hector Lavoe pediu a ajuda de um sacerdote (da Santeria Porto-Riquenha) para ajudar em sua desintoxicação. Após breve recuperação, Hector volta a fazer uso de droga, deprimido com a morte de seu pai, de seu filho e de sua madrasta. Além disso, ele foi diagnosticado com o virus da AIDS, isto tudo levouLavoe tentar o suicídio, saltando da sacada de um quarto de hotel.
Aos 16 anos, Hector Lavoe foi viver em Nova Iorque. Em sua primeira semana na cidade, ele trabalhou como vocalista de um sexteto formado por Roberto García. Depois, fez parte de outros grupos, tais como: Orquestra Nova Iorque, Kako All-Stars, Johnny Pacheco.
Lançado no Brasil em 2007, o filme "El Cantante" relata a história do astro porto-riquenho da salsa Hector Lavoe (interpretado por Marc Anthony). O filme é um projeto antigo da cantora Jennifer Lopez que apesar de nascida em Nova York, possui ascendência porto-riquenha. A trilha sonora do filme foi gravada pelo cantor Marc Anthony, e conta com dez músicas do repertório de Hector Lavoe.
Hector Juan Perez (30 de Setembro de 1946 em Ponce - 29 de Junho de 1993 em Nova Iorque), mais conhecido como Hector Lavoe, foi um cantor porto-riquenho de salsa que fez grande sucesso e é considerado um dos ícones...