×

Biografia de Heaven Shall Burn

Heaven Shall Burn foi criada no Outono de 1996, sob o nome Consense.

Em 1998 a banda gravou o EP In Battle There Is No Law. Seguiu-se um álbum split com a banda Fall of Serenity, em 99. Após estes lançamentos, a editora Lifeforce Records interessou-se pela banda.

Após a gravação do EP, a banda muda o nome para Heaven Shall Burn. Este nome é inspirado num álbum de Marduk, Heaven Shall Burn… When We Are Gathered. Apesar de não serem grandes fans de Marduk, a banda gostou do nome e resolveu adoptá-lo. A banda usa o termo Heaven, como metáfora para um falso paraíso, que impede as pessoas de verem claramente.

Em Abril de 2000, após longos meses de trabalho, é apresentado o primeiro álbum Asunder. Ainda em 2000, gravam um álbum split com a banda Caliban.

Após o lançamento do segundo álbum, Whatever It May Take a banda inicou uma tour pela Europa, América do Sul e Islândia. Por volta desta altura conheceram Olàfur Arnalds, que escreveu três faixas clássicas (Echoes, Risandi Von e Deyjandi Von) para o álbum Antigone, gravado em 2003. Este álbum é inspirado numa tragédia gregra, em que Antigone e Iokaste foram enterrads vivos numa sepultura de pedra pelo rei Creon. Para a banda esta tragédia é uma metáfora para a autocracia e a liberdade do indivíduo, numa tirania.

Depois de assinarem com a Century Media, lançaram os álbuns The Split Program II (2005), Deaf to Our Prayers (2006).

Em 2008 é lançado um novo álbum, Iconoclast (Part 1: The Final Resistance).