×

Biografia de Hanoi Rocks

Hanoi_Rocks (FIN) - Hard Rock_Glam

Apesar de terem surgido em meados dos anos 70, o Hanoi Rock só explodiu nos anos 80, se tornando uma das bandas mais ultrajantes da década. Vindos da Finlândia (ou você pensa que a Finlândia só traz tristezas como Stratovarius e Bjork?) esta banda fazia um hard cru, que depois ganhou um toque comercial.

No ano de 1980, a banda estabilizou sua formação com Mike Monroe (v), Andy Mccoy(g), Stefan Piesmack (g), Pasi Sti (b) e Peki Senola (d). Após uma briga tempos antes da gravação do primeiro disco, Peki deu lugar a Gyp Casino. Pasi cedeu o posto de baixista para Sam Yaffa, e Stefan foi substituído por um guitarrista que atendia pelo pseudônimo de “Suicide”.

Lançaram o single “I Want You” pouco antes de seu álbum debut ("Bangkok Shocks, Saigon Shakes, Hanoi Rocks"). Com um bom resultado conseguido na sua terra natal, o alvo agora era a Inglaterra. Em Londres gravaram o disco “Oriental Beat”. Após este disco ser lançado, o baterista abandonou o posto para tocar na The Road Rats. Um inglês chamado Nicholas Dingley, mais conhecido com Razzle assumiu a vaga.

Em 1983, firmam contrato com nada mais nada menos que a CBS, que resolve investir nos rapazes, com quem lançam os discos “Back to mistery City” (83) e “All those wasted Years” (84).

Mas o que traria status a banda e daria notoriedade seria o lançamento de um single cover que entrou nas paradas Inglesas. Era uma canção do Creedence Clearwater Revival chamada “ Up around the bend”.

Ainda em 1984, eles lançam “Two steps from the Move” que consegue uma boa repercussão na América, e até aqui no Brasil. Quem não se lembra da faixa “Don’t you ever leave me”.

O ano de 84 estava sendo perfeito para a banda se não fosse o dia 8 de dezembro. Neste dia, a banda estava em uma festinha junto do pessoal do Motley Crue. Quando a cerveja acabou, Vince e Razzle pegaram a estrada em busca de mais “combustível” para a farra. Daí aconteceu o acidente que vitimou Razzle e rendeu um processo pesado para Vince Neil.

Apesar do abalo, a banda resolveu continuar. Convidaram Terry Chimes para as baquetas e enquanto Terry chegava, Sam se despedia para formar o Chain Gang. Rene Berg assumiu a guitarra e a banda lançou “Rock n’roll divorce” que não agradou muito e fez com que recebessem duras críticas. A mídia achava que a banda tinha se perdido do caminho e os novos integrantes não se encaixavam.

Após este disco, Mike Monroe anunciou oficialmente o fim do Hanoi Rocks alegando que a banda não poderia existir sem Razzle. Mike Monroe partiu para uma carreira solo cheia de altos e baixos (mais baixos do que altos) e o resto da banda se envolveu em projetos que também não obtiveram um grande êxito.

Mike ,Suicide e Sam ainda se reuniriam em 93 para arrumar uns trocados, mas não atrairiam a atenção conquistada no início da década anterior.