HammerFall é uma banda sueca de power metal. Ela nasceu em 1993 quando Oscar Dronjäk, saiu da banda Ceremonial Oath e convidou Jesper Strömblad (do In Flames, e também um integrante original da banda Ceremonial Oath) para um novo projeto musical que ele estava idealizando.
O verão e outono de 1996 foram gastos escrevendo, ensaiando e confeccionando o álbum de estréia que logo sairia, intitulado "Glory to the Brave". As canções gravadas durante dezesseis dias de novembro foram: "The Metal Age", "Unchained", "HammerFall", "Child of the Damned", "Steel Meets Steel", "The Dragon Lies Bleeding", "I Believe", "Stone Cold" e "Glory to the Brave". Todas as faixas são originárias do HammerFall, exceto "Child of the Damned", que é um tributo à banda Warlord
As pessoas tendem a caracterizar a música da banda como Heavy Metal clássico e nada poderia ser mais perto da verdade. Entre algumas influências se orgulham de listar Manowar, Helloween, Accept, Judas Priest, e Stormwitch. Também levam em consideração fontes de inspiração como Dio, Riot, Running Wild, Warlord e, claro, Iron MaidenEm 1998, o quinteto lança "Legacy Of Kings", um cd de Power Metal para ninguém botar defeito. Entre as faixas de destaque, podemos citar "Legacy Of Kings", "Let The Hammer Fall", "Heeding The Call", "Stronger Than All", "At The End Of The Rainbow" e a balada "Remember Yesterday".
Um ano depois, HammerFall faz uma participação a um tributo ao Helloween tocando a maravilhosa "I Want Out" que se tornou Single sendo lançado no mesmo ano.
Em 2000 lançam "Renegade", álbum muito bom, tendo como faixas de destaque a faixa título "Renegade", "The Way Of The Warrior" e "Templars Of Steel", contendo solos com mais velocidade, mas não tanto peso como no álbum anterior, mesmo assim, o vocal de Joacim Cans continua impecável. O disco foi sucesso de vendas em toda a Europa e na América do Sul, provando a força do estilo musical "recriado" pela banda nesses lugares do globo terrestre.
Dia 21 de abril de 2008 foi anunciado o guitarrista que substitui Stefan Elmgren, ele se chama Pontus Norgren, integrante da banda The Poodles.
Em 27 de Junho saiu o novo DVD intitulado "Rebels With A Cause - Unruly, Unrestrained, Uninhibited", que possui o documentário da banda, além de vários videoclips, shows, vídeos da internet e galeria de fotos. Também foi lançado juntamente o CD "Masterpieces", uma coletânea de músicas cover que o Hammerfall lançava como bônus em seus álbuns, que conta com três músicas inéditas: När Vindarna Viskar Mitt Namn (Roger Pontare), Flight Of The Warrior (Riot), Youth Gone Wild (Skid Row) e Aphasia (Europe).