Golden Earring (HOL) - Hard Rock_Rock Progressivo_Rock Psicodélico_Heavy Metal_Pop(anos 60)
O Golden Earring foi fundado em 1964 e extinguiu-se em 1991. Foi o grupo holandês de pop/hard rock que obteve maior sucesso nos EUA. Inicialmente em 1964 eles faziam um som mais pop, com seu núcleo baseado em dois antigos colegas de escola, George Kooymans (vocais e guitarra) e Rinus Gerritson (baixo e vocais). Ápós muitos anos e trocas sucessivas de formações, emplacaram seu primeiro grande hit na parada holandesa - "Please don't go" - e em 1968 chegaram ao #1 no top chart europeu com a música "Di-Ki-Di-Gi-Dong".
Em 1969 com seu line-up estabilizado com a entrada do vocalista e multiinstrumentista Barry Hay e o baterista Cesar Zuiderwijk adotaram uma linha mais hard em seu pop rock, inspirados no The Who, para quem abriram os shows da turne européia de 1972. Nesta fase o Golden Earring assinou com o selo do Who, pelo qual lançou uma coletânea de singles holandeses, a "Hearing Earring", o que ajudou o grupo a se lançar na Inglaterra.
Em 1974 o trabalho "Moontan" explodiu com o sucesso "Radar Love", tanto na Europa quanto nos EUA. Convidado, o grupo excursionou pelos EUA abrindo shows de Santana e dos Doobie Brothers. Por falta de interesse da banda em se radicar e promover-se nos EUA seu sucesso teve curta duração, tendo voltado para a Europa onde ficaram até 1982 quando lançaram o álbum "Cut" com o hit "Twilight Zone" (um rock new wave).
Nova excursão aos EUA e a história se repetiu, sucesso relativamente curto e volta para a Europa, onde se apresentavam em circuitos alternativos, entre os vários projetos solo paralelos de seus integrantes. Em 1991 resolveram que era hora de dar descanso ao Golden Earring.
Como curiosidade o hit "Radar Love" ainda teve outros efemeros 15 minutos de fama (thanx Andy Wharholl) através do White Lion que a coverizou. Da discografia relativamente curta recomenda-se o álbum coletanea "The Continuous History Of Radar Love" lançado em 1989 pela MCA.