A década de 1970 foi uma década dominada pelo glam, punk, heavy metal, new wave, disco e funk. Foi uma década onde as noções de autenticidade e pop rock e hipness estavam constantemente sendo contestado e redefinido. No meio do redemoinho, como um inebriante, um punhado de artistas como Gino e Geno Steely Dan optou por Buck todas as tendências, escrever e produzir jazz-pop sofisticado flexionada. No caso Vannelli, década essa definição hits como "People Gotta Move" e "I Just Wanna Stop" chegou embrulhado em arranjos elaborados dominado por vários sintetizadores enquanto está a ser totalmente desprovido de guitarras. Enquanto Vannelli não era um dos favoritos com a ala da Rolling Stone dos críticos de rock, ele conseguiu acumular dez Billboard chart hits pop, sete dos quais também alcançou Adult Contemporary, três dos quais passaram para o R & B charts. Gino Vannelli continua a ser uma das vozes mais distintas da música pop contemporânea.
Nascido em Montreal, no Verão de 1952, Vannelli cresceu em uma família chefiada por um canto jazz pai e uma mãe interessada eared. Enamorado com um bando de bateristas de jazz como Joe Morello, Gene Krupa, Ed Thigpen e Elvin Jones, como uma criança Vannelli estudou bateria e teoria musical por cinco anos. Com a idade de 12, ele formou uma banda de rock batizada de Cobras e um ano depois, com seu irmão Joe mantendo a cadeira de teclado, Vannelli encabeçou a Motown influenciado Jacksonville 5 (note que este é de cinco anos antes do Jackson 5 gravou seu primeiro registro). Ao longo do caminho, pegou a guitarra e piano e começou a cantar.
Por catorze anos de idade ele tinha se apaixonado por música clássica, assistir a concertos pela Orquestra Sinfónica de Montreal toda última quinta-feira do mês.
"Eu tinha um duplo padrão", reflete Vannelli. "Eu costumava defender Charlie Watts e Ringo Starr, pensando que eles eram parte de algo novo e excitante. Porém, quando eu ouvir Dave Brubeck Live at Newport, meus padrões seria totalmente diferente. Eu também caí no amor com o francês impressionistas. Lembro-me de ouvir a Orquestra Sinfónica de Montreal tocando "Daphne e Chloé" e indo embora, dizendo: 'O que foi? senti alterado. Qual era realmente estava achando tudo sobre a magia no baixo e sujo eo celestiais. "
Antes de seu aniversário de dezessete anos, Vannelli tinha assinado com a RCA Records, no Canadá, liberando um único sob o pseudônimo Van Elli, "Gina Bold" b / w "Never Cry Again". Mordidos pelo erro da indústria fonográfica, Gino e seu irmão Joe dirigiu-se para Nova York e depois Los Angeles, batendo na calçada procurando uma gravadora americana. Enquanto muitos executivos de gravadoras estavam impressionados com as habilidades songwriting Vannelli e sua quase três oitavas vocais, ninguém estava disposto a ter uma chance em um artista que tão claramente foi trabalhar com música fora do mainstream o gosto do dia.
Desanimado a ponto de desistir, os irmãos Vannelli estavam prontos para voltar a Montreal para encontrar trabalho fora da música. Em uma história freqüentemente repetida, Gino decidiu fazer um último esforço desesperado para chegar assinado. Cedo uma manhã ele saiu para os escritórios da A & M Records, onde ele esperava fora dos portões para qualquer sinal de co-proprietário da empresa Herb Alpert. Quando Alpert apareceu no estacionamento depois de muitas horas, Vannelli percorreu as portas passado assustou um guarda de segurança e pediu uma Alpert um pouco apreensivo por uma chance de audição. Atuando em um palpite, Alpert aderiram ao seu pedido e Vannelli começou a tocar na guitarra acústica algumas das canções que tinha escrito recentemente, incluindo "People Gotta Move", "Crazy Life", "Mama Coco", "As Poderosas" e "Lady ". Todas as cinco canções que acabam nas seis álbuns Vannelli iria gravar para a A & M, entre 1974 e 1978.
Cinco dos seis álbuns feitos nas paradas da Billboard, culminando com o irmão para irmão (produzido pelos irmãos Gino, Joe, e Ross Vannelli), que conseguiu uma cobiçada posição de Top 20, no outono de 1978. Um artista clássico, elegante e apaixonado, em A Vannelli & M discos que ele gravou canções contemporâneas inspiradas R & B e Jazz e desenvolveu um significativo sobre audiência. Com seus registros escalando as paradas, Vannelli excursionou como banda de abertura para a Stevie Wonder, foi o primeiro artista branco a aparecer no Soul Train, foi nomeado para um punhado de prêmios Grammy e manchete em breve sua própria shows em locais importantes nas principais cidades do E.U.. Em sua Canadá nativa, seu talento foi reconhecido com uma infinidade de Juno Awards.
Com Herb Alpert e Jerry Moss se preparando para vender A & M, e um novo CEO da empresa, informando-o que ele deveria seguir de Rod Stewart chumbo e gravar um álbum de disco, em 1980 Vannelli eleito para assinar com a Arista Records. Seu álbum único Arista, Nightwalker, forneceu-lhe um hit pop # 6 em "Living Inside Myself". Quando Vannelli optou por segui-lo até com um álbum despojado edgier chamado Twisted Heart, os poderes, ser a Arista se recusou a liberá-lo. Para os próximos três anos, em um movimento que lembra de episódios semelhantes na carreira de George Michael e Prince, Vannelli e sua gravadora envolvidos em uma guerra.
Depois de um hiato de quatro anos, Vannelli finalmente foi liberado de seu contrato Arista e em 1985 ele lançou o sucesso com o Black álbum Carros e única em HME. Dois anos depois, ele gravou Big Dreamers Never Sleep para a CBS, cujo single, "Wild Horses", atacou o seu caminho para o Top 10 em vários países.
Black Cars e Big Dreamers Never Sleep provaram ser grandes vendedores na Europa continental e Vannelli passou grande parte da última parte da década de turismo no exterior. Até hoje, ele continua a ter um grande número de seguidores europeus, geralmente de montagem, pelo menos, uma grande turnê do continente a cada ano.
Em 1990, Vannelli tinha cansado da indústria da música e Los Angeles e decidiu mudar sua família para os ambientes mais silenciosos de Portland, Oregon. Ele construiu o seu próprio estúdio, começou a sua própria etiqueta, em que ele lançou o homem viver Inconsolable em 1990, e passou vários anos estudando uma profusão de religiões do mundo e filósofos.
"Eu decidi me puxa para fora do mainstream", ele explica, "e tomar as ruas laterais."
Assinar com a Verve, a produção comercial Vannelli tomou uma virada radical com o acústico álbuns de jazz em grande parte Yonder Tree e Slow Love, lançado em 1995 e 1997, respectivamente. Até o final da década, sua musa estava levando ainda mais longe, em direção a um dos seus primeiros amores, música clássica. Para se preparar, ele teve aulas de voz para um par de anos e começou a trabalhar com o material que iria aparecer em Canto, lançado pela BMG Canadá em 2003. Apresentando músicas cantadas em Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, Canto foi calorosamente recebido na Europa, também está sendo comprado por um núcleo de seus fiéis fãs norte-americanos.
Satisfeito com suas incursões no jazz e clássica, Vannelli sentiu que era hora de voltar a pop e em 2005 assinou um novo contrato com a Universal Music. These Are The Days, uma compilação que sete combinado de seus primeiros hits clássico com sete novas canções, marcou a estréia de mais uma fase da carreira continuamente Vannelli fascinante e um retorno ao gênero pop que fizeram dele um ícone.
Reconhecimento internacional Gino's continua a crescer como ele continua a explorar novas fronteiras da música popular. Se ele está tocando com sua banda de jazz em vários pontos da Europa ou tocar com sua banda completa para multidões de fãs entusiasmados em diversas localidades, tais como Las Vegas, New Orleans, Indonésia e África do Sul, a reputação de Gino Vannelli como um executor de alta qualidade e brilhante criador de música junto com sua personalidade cativante.