A banda GANGgajang foi formada em Sydney em 1984 por um grupo de músicos ecléticos dispostos a se divertir com a sua própria música.
O nome GANGgajang vem da idéia de um grupo de indivíduos criativos … “Gang”, e de um som tirado de um violão ou guitarra elétrica que quando arranhado produz um som amplificado … “gajang”.
No início Mark ‘Cal’ Callaghan, Graham ‘Buzz’ Bidstrup e Chris Bailey trabalhavam para ABC-TV. Lá eles escreviam diversas músicas para serem usadas na série televisiva “Sweet and Sour”. Algumas delas foram aproveitadas, outras deixadas de lado.
Foi então que Callaghan (que já tinha uma banda na época chamada “The Riptides”), mais Bidstrup (baterista da banda “The Angels”), juntamente com o colega de trabalho e baixista Chris Bailey, mais Kayellen Bee e Marilyn Delaney, decidiram que daria para montar uma banda aproveitando todas aquelas músicas não aproveitadas pelo seriado. Foi formado assim o GANGgajang, que gravou inicialmente “Gimme Some Loving” - como demo (demonstration tape).
A demo foi parar nas mãos da Mercury, que resolveu lançar “Gimme Some Loving”/“Noisy Talking” como single em novembro de 1984. O single ficou com a 33ª posição nas paradas de sucesso.
Com uma boa repercussão local, o GANGgajang voltou aos estúdios, desta vez com o produtor americano Joe Wissert (Lovin’ Spoonful, The Turtles, Boz Scaggs) para gravar o que seria o primeiro álbum da banda.
O primeiro trabalhado foi um enorme sucesso. Lançado em 1985, “GANGgajang” vendeu 120 mil cópias. O álbum produziu os hits “Gimme Some Lovin”, “House of Cards”, “Giver of Life”, “The Bigger They Are” e o clássico “Sounds of Then (This is Australia)”.