Aos 16 anos Francesco ganhou o Microssillon d’argent, prêmio oferecido para o primeiro lugar do concurso do Festival de Châtelet - Bélgica.
Esse prêmio lhe deu também a chance de gravar seu primeiro sucesso pela Gravadora Polydor, onde o mesmo surgiu no mundo musical com a música: Petite fille ne pleure pas e o pseudônimo François Barra.
Em 05 de outubro de 1951 desembarcou na Estação Les Guillemins em Liège - Bélgica, em companhia de sua mãe D. Nina e seu irmão Rosário para encontrar seu pai Peppino, que trabalhava em uma Mina de Carvão situada em Tilleur, a 8 km distante de Liège.
Frédéric tem a particularidade de visitar sempre as pequenas cidades da França e da Bélgica que evitam outros cantores que tenham vendido tantos álbuns. As exigências desses shows lhe valeram uma hospitalização em dezembro de 2008, a fim de repousar suas cordas vocais.
Com um repertório praticamente voltado para as canções de amor cantadas em francês, e dependendo da ocasião, ele também canta em italiano e espanhol. Possui um público exclusivamente feminino e relativamente idoso devido a sua longevidade. Ao longo dos anos seu estilo musical evoluiu pouco, é feito de melodias simples com instrumentos tradicionais (dominado pelos teclados) e por palavras românticas extremamente consensuais.
Frédéric Françóis tem quatro filhos que se chamam Gloria, Vincent, Anthony e Victoria.
O apogeu de sua carreira está relacionado aos anos 80, época em que os discos compacto 45 tours tiveram as melhores vendas.
Francesco Barracato nasceu em Lercara Friddi, Sicília, um vilarejo perto de Palermo - Itália dia 03 de junho de 1950. Em 05 de outubro de 1951 desembarcou na Estação Les Guillemins em Liège - Bélgica, em companhia de sua mãe...