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Biografia de Frederic Chopin

Frederic Chopin também chamado Fryderyk Franciszek Chopin (Zelazowa Wola, 1 de Março de 1810 - Paris, 17 de Outubro de 1849) foi um pianista polaco e compositor para piano da era romântica. É amplamente conhecido como um dos maiores compositores para piano e um dos pianistas mais importantes da história. Sua técnica refinada e sua elaboração harmônica vêm sendo comparadas historicamente com as de outros gênios da música, como Mozart e Beethoven, assim como sua duradoura influência na música até os dias de hoje.
Fryderyk Franciszek Chopin ou Szopen (nome em polaco, em francês Frédéric Fran-çois Chopin nasceu na aldeia de Zelazowa Wola, Ducado de Varsóvia, filho de mãe polonesa e pai francês-expatriado.
Aclamado em sua terra natal como uma criança prodígio, aos vinte anos Chopin deixou a Polônia para sempre. Em Paris, fez carreira como intérprete, professor e compositor, e adotou a versão francesa dada a seus nomes, Frédéric-François.
Toda a obra existente de Chopin inclui o piano assumindo algum papel (predominante-mente como um instrumento solo), e suas composições são amplamente consideradas como repertório essencial para este instrumento. Na maioria das vezes sua música é tecnicamente exigente, mas seu estilo, no geral, enfatiza mais a dança e a profundidade expressiva do que o virtuosismo técnico.
Ele inovou com novas formas musicais, como a balada,e introduziu significantes inova-ções nas formas existentes, como a piano sonata, a valsa, o noturno, o estudo, o improviso e o prelúdio. Alguns citam suas obras como "os principais pilares" do romantismo na música erudita do século XIX.
Além disso, Chopin mostrou-se nacionalista mesclando sua música com elementos eslavos; hoje suas mazurcas e polonesas são fundamentais para a música clássica nacional polonesa.
De acordo com a família do compositor, Chopin nasceu em 1 de Março de 1810. Não há certidão de nascimento conhecida. Foi batizado no dia 23 de Abril do mesmo ano, na pa-róquia de Brochów, perto de Sochaczew, cerca de oito semanas após o seu nascimento, em-bora o seu certificado de batismo liste a sua data de nascimento como sendo em 22 de Feve-reiro de 1810, o que provavelmente foi um erro por parte do padre.
Seus pais tiveram outros três filhos: Ludwika (em polonês: "Louise", 1807 - ?), Izabella (1811 - ?) e Emilia (1812 - 1827). Frédéric foi seu segundo filho, e o único homem.
Em Outubro de 1810, sua família mudou-se para Varsóvia, onde seu pai assumiu a po-sição de professor de língua e literatura francesa, em uma escola situada no Palácio Saxão.
Em 1817, seu pai tornou-se professor de francês no Liceu de Varsóvia, situado no Palá-cio Kazimierz, da Universidade de Varsóvia. Sua família viveu em um espaçoso apartamento no segundo piso de uma construção vizinha. Entre 1823 e 1826 o próprio Fryderyk freqüen-tou o Liceu de Varsóvia.
Em 1827, sua família mudou-se para os aposentos do Palácio Krasinski, hoje a Acade-mia de Belas Artes (Akademia Sztuk Pieknych w Warszawie), na rua Krakowskie Przedmies-cie, número 5.
Chopin morou ali até deixar Varsóvia, em 1830.
O jovem Chopin recebeu suas primeiras aulas de piano de sua irmã mais velha, Ludwi-ka, e foi posteriormente ensinado por sua mãe. Seu talento musical logo apareceu, ganhando em Varsóvia a reputação de "segundo Mozart". Aos sete anos ele já era autor de duas polone-sas (sol menor e si bemol maior).
O prodígio foi destacado nos jornais de Varsóvia, e o "pequeno Chopin" tornou-se uma atração nos salões da aristocracia da capital. Ele também começou a dar concertos públicos para a caridade. Diz-se que uma vez lhe foi perguntado sobre o que pensava que a platéia mais gostava nele; o garoto de sete anos de idade replicou: "a gola da minha camisa". Ele apareceu pela primeira vez em público como pianista aos oito anos de idade.
Chopin recebeu suas primeiras aulas de piano profissionais, entre 1816 a 1822, por Wojciech Zywny.
Mais tarde Chopin falou muito bem de Zywny, embora as habilidades do rapaz logo ultrapassariam as de seu professor. O desenvolvimento posterior do talento de Chopin foi supervisionado por Wilhelm Würfel. Esse renomado pianista, um professor do Conservatório de Varsóvia, deu a Chopin lições irregulares, embora valiosas, de como tocar órgão, e, possivelmente, também piano.
Em dezembro de 1829, no Merchant's Club de Varsóvia, ele realizou a première do seu Concerto para piano em fá menor. Em 17 de março de 1830, no Teatro Nacional de Varsó-via, ele fez a primeira apresentação de seu outro concerto para piano, em mi menor.
Em 2 de novembro de 1830, Chopin deixou Varsóvia para dar concertos na Europa O-cidental. Ele nunca retornou à Polônia. Ao fim do mês, eclodiu o Levante de Novembro e sua companhia de viagem Titus Woyciechowski voltou para casa para participar.
Chopin perma-neceu em Viena, em certa ansiedade pelos seus entes queridos. Então, visitou Munique e Es-tugarda (onde ele teve conhecimento da ocupação da Polônia pelo exército do Império Rus-so) e em setembro de 1831 chegou a Paris. Ele já tinha produzido um portfólio de importan-tes composições, incluindo seus dois concertos para piano e alguns de seus estudos Op.10.
Em Paris, Chopin foi saudado pelos eminentes exilados poloneses, incluindo o Príncipe Adam Jerzy Czartoryski, que morava no Hotel Lambert, e por artistas destacados como He-inrich Heine, Alfred de Vigny e Eugène Delacroix.
A música de Chopin já era admirada por muitos de seus compositores contemporâneos, incluindo Robert Schumann que, em sua revisão da Variações na "La ci darem la mano" (da ópera de Mozart Don Giovanni), Op. 2, escreveu: "Chapéus ao alto, cavalheiros! Um gênio."
No mesmo ano de 1833, Chopin publicou cinco Mazurcas, o Trio para piano, violino e violoncelo, três Noturnos, os doze grandes estudos dedicados a Liszt e o Concerto em Mi menor. Em 1834, publicou a grande Fantasia sobre árias polonesas, o Krakowiak para o pia-no e orquestras, três outros Noturnos e o Rondó em Mi bemol maior.
Em 1836, Chopin tornou-se noivo de uma jovem polonesa de 17 anos, Maria Wodzins-ka, cuja mãe insistiu para que o compromisso fosse mantido em segredo.
No ano seguinte, o noivado foi cancelado por sua família.
Em 1836, em uma festa organizada pela condessa Marie de Agoult, amante do compo-sitor Franz Liszt, Chopin conheceu Amandine-Aurore-Lucile Dupin, baronesa Dudevant, mais conhecida por seu pseudônimo, George Sand. Ela foi uma escritora romântica francesa, conhecida por seus inúmeros casos amorosos com Prosper Mérimée, Alfred de Musset (1833 - 1834), seu secretário Alexandre Manceau (1849 – 1865) e outros, possivelmente incluindo a atriz Marie Dorval.
Um notável episódio, no período em que estiveram juntos, foi um turbulento inverno em Maiorca (1838 - 1839), onde tiveram problemas para encontrar acomodação e acabaram se alojando no cênico, mas frio mosteiro de Valldemossa.
Chopin também teve problemas com seu piano enviado por Ignaz Pleyel. Ele chegou de Paris depois de um grande atraso e foi retido pela alfândega espanhola, o que resultou em um grande imposto de importação. Ele pôde usá-lopor pouco mais de três semanas; no resto do tempo teve que compor em um pia-no alugado para completar seus prelúdios (Op. 28).
Durante o inverno, o mau tempo teve um sério efeito sobre a saúde de Chopin e sua do-ença pulmonar crônica que, para salvar sua vida, ele, George Sand e seus dois filhos foram obrigados a retornar à Espanha continental, chegando a Barcelona, e depois a Marselha, onde permaneceram alguns meses, até ele recuperar-se. Embora sua saúde tenha melhorado, Cho-pin nunca se recuperou totalmente desse ataque.
Queixou-se da incompetência dos médicos em Mallorca: "o primeiro disse que eu iria morrer; o segundo, que eu tinha um último suspi-ro; e o terceiro, que eu já estava morto".
Em 1845, com uma maior deterioração da saúde de Chopin, um grave problema surgiu em sua relação com George Sand, que azedou em 1846 por problemas envolvendo a filha de Sand, Solange, e o jovem escultor Jean Baptiste Auguste Clesinge. Este foi o ano em que Sand publicou Lucrezia Floriani, cujos principais personagens (uma rica atriz e um príncipe de saúde frágil) podem ser interpretados como sendo Sand e Chopin.
Em 1847, os problemas familiares finalmente puseram fim às relações entre Sand e Chopin que duraram 10 anos, desde 1837.
Em 1848, Chopin deu seu último concerto em Paris, além de visitar a Inglaterra e a Es-cócia com sua aluna e admiradora Jane Stirling. Eles chegaram a Londres em novembro, e, embora tenha conseguido dar alguns concertos e apresentações de salão.
Ele voltou a Paris, onde em 1849 tornou-se incapaz de ensinar e se apresentar.
Sua irmã, Ludwika, que tinha dado a ele as primeiras lições de piano, cuidou dele em seu apartamento na Praça Vendôme, nº 12. Nas primeiras horas de 17 de outubro Chopin morreu.
Até 2008 acreditou-se que morreu de tuberculose, estudos de Wojciech Cichy, da Fa-culdade de Medicina da Universidade de Poznan atribuíram a sua morte a uma fibrose quísti-ca.
Depois do amanhecer, Clesinger fez sua máscara da morte e os moldes de suas mãos.
Antes do funeral de Chopin, de acordo com seu desejo ao morrer, seu coração foi reti-rado devido a seu medo de ser enterrado vivo. Ele foi posto por sua irmã em uma urna de cristal selada, com Cognac, destinada a Varsóvia. O coração permanece até hoje lacrado den-tro de um pilar da Igreja da Santa Cruz (Kosciól Swietego Krzyza) em Krakowskie Przedmi-escie, debaixo de uma inscrição do Evangelho de Mateus, 6:21: "onde seu tesouro está, estará também seu coração". Curiosamente, seria salvo da destruição de Varsóvia pelos nazis, em 1944, pelo general das SS, Erich von dem Bach-Zelewski.