Freda Charcilia Payne (nascida em 19 de setembro de 1942) é uma cantora e atriz americana conhecida por seu milhões de vendas do single de 1970, "Band of Gold". Ela também foi uma atriz de musicais e filmes, bem como apresentadora de um programa de entrevistas de TV. Freda é a irmã mais velha de Scherrie Payne.
Payne nasceu em Detroit, Michigan e cresceu ouvindo diferentes cantores de jazz, como Ella Fitzgerald e Billie Holiday. Como um adolescente, ela frequentou o Instituto de Artes Musicais de Detroit; ela logo começou a cantar jingles de comerciais de rádio, e participou (e ganhou muitos) programas de talentos na TV e nas rádios.
Em 1963, ela se mudou para Nova York e trabalhou com muitos artistas diferentes, incluindo Quincy Jones, Pearl Bailey, e Bill Cosby. No ano seguinte, sua álbum de estréia, uma gravação de jazz com o arranjador Manny Albam entitulado "After the Lights Go Down Low and Much More" (Este álbum foi relançado em CD no Japão no início de 2002, e outra vez nos Estados Unidos em 2005).
Em 1965, ela fez tour pela Europa pela primeira vez, gravando um álbum na Suécia, com Don Gardner e Bengt-Arne Wallin.
Em 1966, ela lançou seu segundo álbum americano novamente no estilo jazz 'How Do You Say I Don't Love You Anymore , para MGM Records. Ela também fez aparições ocasionais em programas de televisão, incluindo The Merv Griffin Show e O Tonight Show com Johnny Carson.