Em 1935, o cantor Francisco Alves lançou no teatro o fox Hei de ver-te um dia, ao lado da atriz Eva Todor, que ainda está viva e atuando na novela Salve Jorge.
Essa música foi dedicada, na partitura, à atriz Alda Garrido.
Foi em 1936 que sua primeira valsa foi gravada por Francisco Alves . Seu nome “Reminiscência”. Nesse mesmo ano, Silvinha Melo gravou o samba-canção “Perto do Céu”, composto em parceira com o pianista Romualdo Peixoto (“Nonô”) , tio de Ciro Monteiro e de Cauby Peixoto
08/04/2013 - Há 100 anos, nascia o compositor e pianista FRANCISCO MATTOSO.
A obra de Francisco Matoso foi imensa, mas uma é sempre lembrada e ele não chegou a ouvir sua gravação original na voz de Francisco Alves: “Eu Sonhei que Tu Estavas Tão Linda”.
Hoje regravada por muitos cantores, a partir da regravação de Carlos Galhardo.
1934 - O Bando da Lua gravou o samba “Eu Me Lembro de Você”.
Com estes dois sambas, estava lançado o nome de Francisco Matoso, que se especializou mais em valsas do que em sambas.
Compôs, ainda, com Lamartine Babo,"Eu Sonhei que tu Estavas tão Linda",(gravada após sua morte, também por Francisco Alves) e "Mais Uma Valsa,Mais Uma Saudade", gravação de Carlos Galhardo.
São eles Francisco Matoso e Evaldo Rui.
Nas datas de 8 e 9 de abril,do mesmo ano (1913) nasceram dois vultos importantes de nossa música: Francisco Matoso e Evaldo Rui. Ambos tiveram vida efêmera ,sendo que Francisco Matoso faleceu em 18/12/1941, aos 28 anos e Evaldo Rui em 4/8/1954,com apenas 41 anos.
Apesar de seu pouco tempo de vida, Francisco Matoso foi autor de várias músicas que marcaram nosso cancioneiro
Foi o “lançador” de Roberto Paiva, com “Jardim de Flores Raras”, assim como foi um dos autores de "Boa Noite,Amor" a música com que Francisco Alves abria e fechava seu programa na Rádio Nacional.
Teve em José Maria de Abreu um parceiro musical constante, rendendo muitos sucessos.
Sozinho ou em parceria, suas composições entraram para a história. Basta citarmos: Eu sonhei que tu estavas tão linda, Onde está o dinheiro?, Pegando fogo e Boa noite, amor.
Com outros co-autores, foi responsável por inúmeras outras composições, sendo a primeira "Esquina da Vida",com Noel Rosa (em 1933) gravada por Mário Reis .
Francisco Alves ainda gravou de Francisco Matoso,"Onde o Céu Azul é Mais Azul",já naquela fase de sambas-exaltações e Carlos Galhardo deu vida a "Mari"e"Sombras ao Luar"
Desde o começo da década de 30, Francisco Mattoso percorria as rádios carioca. Em 1933, através do Dr. Cid Pacheco, conheceu Noel Rosa e, com ele, compôs a música Esquina da vida, que foi gravada por Mário Reis, que teve o brilhante acompanhamento de Nonô ao piano. Compuseram também Vai pra casa depressa, que também ficaria conhecida por Cara ou Coroa, mas, esta ficou inédita até 1963, quando Marília Batista gravou em LP, pela gravadora Nilser.
Francisco de Queirós Mattoso
8/4/1913 Petrópolis, RJ
18/12/1941 Rio de Janeiro, RJ
Dados Artísticos
Autor, entre tantos sucessos, de três grandes clássicos da música popular brasileira: as valsas "Eu sonhei que tu estavas tão linda", com Lamartine Babo, e "Boa...