×

Biografia de Fossils

Fossils é uma banda de Bangla Rock formada em Calcutá (Kolkata), oeste de Bengala, na Índia em 1998. O grupo é considerado uma das bandas pioneiras de rock no panorama musical de Bengala em Calcutá.

A banda é atualmente composta por Rupam Islam (vocalista, letrista), Ghosh Deep (guitarra, vocais), Ao Allan (guitarra, vocais), Biswas Chandramouli (baixo, vocais), e Tanmoy (bateria, percussão).

Como a maioria das bandas de Bengala, suas letras são cantadas no idioma bengali.

Formação e primeiros anos: 1998 - 2000

A banda foi formada por Rupam Islam. Seu primeiro show de apresentação foi realizado no dia 9 de Janeiro de 1999, Nazrul Mancha para a Gaan 99 organizada pela HMV. Esse show teve Ghosh Deep na guitarra acústica, Sayantan Bumba na guitarra, no baixo Tanmoy, Rajiv na bateria e Rupam. Esta formação durou pouco e o show seguinte, viu Chandra e Teno nas guitarras, Baji na bateria, Bumpy no baixo, Jatu nos teclados e Rupam.

As reações iniciais as canções da banda não foram muito animadoras. Durante seus primeiros poucos shows, eles se reuniam envoltos em zombarias e objeções hostis ao estilo de rock e técnicas que empregavam.

Assim, o nome da banda foi concebido para transmitir uma sensação de um movimento "underground" que os membros do grupo sentiram que tinham iniciado e de sua crença de que eles seriam fossilizados na história sob a pressão de reprovação social de sua música, apenas para serem escavados décadas depois por musicólogos que desejassem descobrir as raízes do Bangla Rock.

A banda teria de sofrer constantes mudanças de formação até o final 1999, altura em que uma espécie de permanência foi conseguida com Rupam Islam (vocal), Chandra Biswas (baixo), Ao Allan (guitarra), Stephen (bateria), Indrajit Dey (teclados), e Parikhshit (gerente), como membros.

Fossils: 2000 - 2003

Em 2000, a banda gravou uma versão demo de suas faixas. Eles enfrentaram diversas vezes rejeição das diferentes casas de registro.

Em 2001, o guitarrista Allan deixou a banda para uma carreira corporativa. Os ex-membros Teno e Deep retornaram para ficarem no lugar de Allan.

Um contrato foi assinado com a Asha Audio até o final do mesmo ano, e a gravação do álbum de estúdio começa. A gravação teve que começar sem Allan, cuja partida foi tão repentina que não houve tempo suficiente para refazer suas trilhas. Algumas das faixas de guitarra para este álbum tiveram que ser levantadas a partir da versão demo. O álbum foi intitulado Fossils e lançado em 2002. Não foi um sucesso instantâneo, mas a música pegou uma vez que as estações de rádio FM começaram a transmitir as faixas. A popularidade do álbum aumentou com o tempo. Teno deixou a banda em 2002 e foi substituído por Partha Bose.

Em 2003, o baterista Stephen entrou em reabilitação. Andre atuou como baterista por tempo parcial até Biswajit Das (Bubun) retornar.

Nessa época, a banda criou um nicho de audiência e se dedicaram mais ao público jovem.

Fossils 2: 2004-2005

O segundo álbum da banda, intitulado Fossils 2, foi lançado em 2004. Em seguida, foi apontado como o álbum bengali com o orçamento mais elevado até a data. O álbum foi parcialmente patrocinado pela marca Thums Up. O engenheiro de masterização foi Steve Fallone da Sterling Sound, em Nova Iorque.

A banda testemunhou uma onda de popularidade.
Em 2005, o gerente Parikshit foi expulso da banda; Rupam e Deep em conjuto assumem o seu trabalho. A partir de 2010, a gestão é feita por Rupsha Dasgupta esposa de Rupam e Deep.

Missão F: 2006

O terceiro Álbum de estúdio da banda, intitulado Mission F, foi lançado em 2006. Era um álbum de tema para o primeiro Polícia Kolkata Amizade Torneio de Futebol.

Uma faixa especial, “Aeka Nauo", dedicada a pessoas soro-positivas, foi incluída no álbum. Apresentada por Usha Uthup e foi produzido em colaboração com a Fundação Sukriti Kolkata. O VCD de brinde distribuído com o álbum contém o vídeo-clipe da música, que mostra as pessoas HIV positivas com seus rostos descobertos interagindo com Uthup e os membros da banda. O VCD também continha uma sessão de bate-papo com membros da banda.

A Rádio Mirchi colaborou com a banda para produzir duas faixas ”avulsas” de músicas gravadas anteriormente que foram incluídas no álbum.

De acordo com uma pesquisa realizada pela Rádio Mirchi, Missão F foi considerado o álbum mais vendido em Calcutá no ano de 2006.

No Dia Internacional da Terra, a banda cantou a música Earth Song de Michael Jackson em bengali exclusivamente para o canal de notícias CNN IBN.

Aupodartho: 2007

No primeiro semestre de 2007, Rupam Islam trabalhou em um projeto separado chamado RnB com o baixista Bumpy.

No segundo semestre de 2007, a banda lançou um vídeo-clipe da música do álbum intitulada Aupodartho.

O álbum estava programado para ser lançado na World Music, Mother Teresa Sarani(Park Street), em Calcutá . O número de participantes era tão inesperadamente grande que os fãs tiveram que ser tirados para fora e o palco foi fechado. A polícia teve um momento difícil em controlar a multidão. O lançamento acabou acontecendo no mesmo dia, com Rupam Islam colocando-se em cima de um banquinho fora do palco e cantou para os fãs sem um microfone.

Durante o Pujas de 2007, o álbum solo do Rupam de 1998 foi re-lançado pela Sa Re Ga Ma HMV.
Em 09 de novembro, eles cantaram ao vivo pela primeira vez em Bangladesh no Dhaka Rock Fest 2007, o primeiro festival de Bangla Rock internacional.

Fósseis 3: 2008 - presente

A banda ganhou destaque na revista Rolling Stones da Índia em 2008.
Ao final de 2008, o grupo começou a gravação de seu quinto álbum de estúdio, que foi lançado em 19 de setembro de 2009. Foi intitulado Fossils 3 e desenvolvido como um álbum conceitual. Ele se esforça para contar a história de um personagem misterioso, conhecido apenas como Shada Jama (camisa branca) com as faixas de áudio interligadas. Mayookh Bhowmick na tabla distorcida, Indrajit Dey (Indra) nos teclados, e uma equipe da Academia de Música de Orquestra de Calcutá liderada por Abraham Mazumder foram os colaboradores convidados para o álbum. Fossils 3 viria a vencer na categoria de Melhor Álbum Não Participante de Filme na Premiação da Anandalok em 2009.

O fã clube oficial da banda, a Fossils Force, foi criada no mesmo ano, começando suas operações por meio de um campo de doação de sangue em 1 de Maio de 2009. Eles continuaram a se engajar em atividades de bem-estar social, contribuindo para o alívio de pessoas atingidas pelo Ciclone Aila e também com outra campanha de doação de sangue em 2010.

Rupam on the Rocks, escrita por Rupam Islam e publicado pela editora Ananda foi lançado na Feira de Livros de Calcutá 2009.

No mesmo ano fizeram uma turnê pelo Reino Unido e Bangalore. Em 2010 começarama com uma mudança na programação. Bubun foi substituído por Tanmoy na bateria.

No final do ano, Rupam Islam ganhou um Prêmio Nacional de Cinema (Lótus de Prata ou Rajat Kamal) de Melhor Cantor Masculino de Reprodução, categoria do Governo da Índia, por seu trabalho no filme Mahanagar @ Kolkata.

Em Junho de 2011, Allan voltou à banda em lugar de Partha. Em Setembro de 2011, a banda visitou Dhaka em Bangladesh novamente para um concerto.