Floricienta é uma telenovela argentina. Deste formato, foram adaptadas versões para países como o Brasil, Portugal, Colombia, Chile e México.
Floricienta é a história de uma menina órfã, Florencia Fazzarino, que vai trabalhar para a casa da família Fritzenwalden. O seu príncipe encantado é Federico Fritzenwalden, o mais velho de seis irmãos e tutor da família. A sua noiva é Delfina, uma "bruxa" que só se quer casar com Frederico pelo dinheiro. A sua mãe é Malala, que quer ficar com a herança do pai de Flor, o seu falecido marido. Depois Federico morre quando tenta salvar a vida a Máximo, conde de Kricoragán. Na segunda temporada Florencia (Flor) apaixona-se por Máximo (Max ou Don Mínimo-como lhe chama Flor) e têm trigémeos. Entre estas e outras peripécias, a novela conta com Florencia Bertotti, Juan Gil Navarro e Fabio Di Tomaso, entre outros. Sendo um grande sucesso da autora Cris Morena, contou com duas temporadas e as duas foram um sucesso.
Na Argentina, Floricienta foi um gigantesco sucesso, atingindo a liderança total no horário e, por vezes, sendo um dos cinco programas mais vistos do dia (apesar de ser infanto-juvenil) e o programa mais visto do Canal 13, canal que exibia e que tem a vice-liderança de audiência no país. Tanto o primeiro quanto o segundo CD foram enormes sucessos de venda, com o primeiro sendo o terceiro CD mais vendido de 2004 e o décimo mais vendido de 2005 de acordo com o CAPIF e o segundo sendo o CD mais vendido de 2005.
Mas não foi só na TV que Floricienta foi um enorme sucesso: milhares de produtos licensiados foram lançados e Floricienta foi a marca que mais vendeu produtos infantis na Argentina durante 2004 e 2005. Além disso, por dois anos consecutivos, enormes espetaculos em estilo Broadway fizeram sucessso no maior teatro de Buenos Aires, o Teatro Gran Rex, com capacidade de três mil pessoas, onde mais de 70 shows esgotados foram feitos durante três meses tanto em 2004 e 2005. A procura de ingresso foi tanto que em 2004 o show fez duas apresentações especiais esgotadas no Estádio Velez, os dois shows foram vistos por mais de 80 mil pessoas. Em 2005, além dos 70 shows esgotados no Gran Rex, mais dez shows esgotados foram feitos no Luna Park, estádio com capacidade de 8 mil pessoas.
Mas não foi só os fãs de Buenso Aires que tiveram o privilégio de ver Floricienta ao vivo. Mais de 40 mil pessoas viram os shows de Floricienta em Cordoba e mais de 15 mil viram em Mar del Plata.
O sucesso de Floricienta porém não se limitou a Argentina e o show foi um fênomeno em toda a América Latina. Para satisfazer ao público, Floricienta fez shows nos maiores estádios de países por toda a América Latina: México, Peru, Bolivia, Venezula, Uruguay, Guatemala, Panama, República Dominicana, Costa Rica, entre outros. De acordo com o Cris Morena Group, produtora da novela, no total, mais de 1 milhão de pessoas viram o show de Floricienta, um fênomeno.