×

Biografia de Flor da Serra

Em 1958, a dupla começou a se profissionalizar, participando das eliminatórias do torneio Roda de Violeiros, da Rádio Cultura de Poços de Caldas.

Em 1960, gravaram seu primeiro disco pela Chantecler, com o tango"Drama da vida", de Flor da Serra e Benedito Seviero e o calango "Sabiá graúna", de Pinheiral e Moreno. No mesmo ano, garavaram a canção rancheira "Meu passado", de Pinheiral e Marina Guimarães. No ano seguinte, a dupla gravou "Benção de mãe" e "Remorso" pela Sertanejo. Em 1962, lançaram "Sabiá cólera", calango de Pinheiral e J. Gonçalves e o tango "O Erro", de Flor da Serra e Maria Helena. Ainda em 1962, lançaram o primeiro LP pela Chantecler, com destaque para "Eterno apaixonado", de Mário Borges e Borandi. Em 1963, lançaram "Abraçando a taça", canção rancheira de Flor da Serra e José Russo. Em 1967, lançaram um LP em que se destacaram as músicas "Está na cara", de Augusto Toscano e Flor da Serra, "Viver de saudade", de Flor da Serra, "O Circo Chegou", de Augusto Toscano e "Triângulo amoroso", de Jorge Paulo e Nilo. Cantaram nas Rádios Nacional, Record e Nove de Julho.

Apresentaram-se no programa, "Viola minha viola", na Rede Record. Cantaram nas TVs Tupi e Bandeirantes. Em 1972, a dupla gravou o LP "Amor de estudante" e separou-se logo em seguida. Flor da Serra voltou a gravar em 1976, formando dupla com Belmiro. Gravaram o LP "Mineiro do pé quente", com destaque para a composição de Tião Carreiro e Lourival dos Santos que deu título ao disco. Pouco depois, Flor da Serra formou nova dupla, então com Santarém e gravaram um LP.

Destacaram-se naquele trabalho as composições "Franca de boiadeiro", de Flor da Serra e Dorival, "Quarto de pensão", de Flor da Serra e Benedito Seviero e "Guarda-roupa vazio", de Flor da Serra. Em 1982, Flor da Serra e Santarém gravaram outro LP. Flor da Serra apresentou de 1983 a 1988 na TV Bandeirantes o programa "Rincão brasileiro".