A trajetória de Flávio e Ricardo começa no ano de 2005, quando Flávio José Bruno (Flávio) e Marcelo Ricardo Mota (Ricardo) que já se conheciam de encontros sertanejos e festas de amigos, decidem ensaiar um repertório para apresentarem-se apenas em voz e violão nos bares da região de Catanduva-SP, cidade de Ricardo, distante 6 km de Pindorama, cidade de Flávio.
O apoio de amigos e conhecidos no começo foi fundamental, sempre marcando presença nas apresentações, cujo público ficava maior a cada show, o que fez com que a dupla idealizasse e gravasse o primeiro projeto no ano de 2006. Intitulado de “Estúdio acústico”, este primeiro CD reuniu 17 faixas em versão voz, violão e percussão, cuja maioria composições de Ricardo e arranjos de Flávio, o qual teve como carro chefe a música Jogo de Corpo (Ricardo Mota/Marcelo Cassoni).
Com a divulgação nas rádios da noroeste paulista, bem como através dos CDs, não demorou muito para que a música caísse no gosto da galera e assim fizesse com que Flávio e Ricardo ficassem bastante conhecidos nessa região, apresentando-se em boates, bailes, festas universitárias e rodeios.
Em fevereiro de 2007, gravam o segundo trabalho em CD e DVD ao vivo, num show realizado em Pindorama para aproximadamente 3 mil pessoas que lotaram a sede social do Pindorama Clube, sendo que além das canções próprias da dupla, o mesmo teve em seu repertório regravações de grandes sucessos da música sertaneja e popular.
Lançado promocionalmente, este projeto fez com que a dupla alcançasse um status de revelação e promessa musical, ganhando inclusive o prêmio Troféu Super Cap de Ouro oferecido pelo grupo bandeirantes de comunicação. A premiação aconteceu na cidade de São Paulo em um mega evento no salão do Círculo Militar do Ibirapuera que teve entre os agraciados da noite, além de Flávio e Ricardo, o ator Antonio Fagundes, o cantor Paulo Ricardo, a cantora Marina Elali, o Jornalista e apresentador José Luis Datena, a produtora da rede globo Lucimara Parisi e inúmeras outras personalidades de diversos seguimentos artísticos e empresariais, cuja matéria foi vinculada na edição de outubro de 2008 da revista “Caras”.
Ainda no ano de 2008, apesar de já estarem se apresentando por todo estado de São Paulo e em cidades do Mato Grosso do Sul, Paraná e Minas Gerais, Flávio e Ricardo, realizando um grande sonho, entram na grade de shows principais de um dos eventos mais importantes do estado de São Paulo, a FECIC de Catanduva e por serem artistas locais, o público de mais de 6 mil pessoas marcou presença e prestigiou o show da dupla que foi emocionante.
O novo trabalho “Coração Baladeiro” (2009) lançado nacionalmente, é mais uma conquista nesta carreira de sucesso. Gravado e mixado no estúdio Villa das Artes e masterizado na Oficina de Áudio e Vídeo ambos na cidade de São Paulo, o álbum sob a produção de Toninho Cruz, que além de produtor e arranjador musical é músico da banda de Zezé de Camargo e Luciano, foi concluído com 16 faixas, contando com a produção executiva de Flávio e Ricardo que acompanharam diretamente, desde as etapas de gravação até o produto final. Vale dizer que o CD também inclui regravações de alguns dos grandes sucessos da música popular e sertaneja raiz com nova roupagem dada pela dupla, mas é predominantemente autoral, levando consigo a identidade e essência única ditadas pelo timbre de voz diferenciado e estilo próprio das composições, a maioria de Ricardo que possui músicas gravadas por artistas de vários estados do Brasil, algumas delas com arranjos e melodias compostas por Flávio.
O show de Flávio & Ricardo é um espetáculo áudio visual com animação do começo ao fim, seguindo a tendência moderna do sertanejo, sem deixar de lado o velho e bom batidão de viola, cujos ponteados puxados por Flávio, diga-se de passagem, é a parte da apresentação que traz ao público presente as memórias de grandes obras da música sertaneja e com certeza a emoção contida nelas.