Flame (nasceu Marcus T. Gray), ele nasceu na cidade de St. Louis, Missouri, onde foi influenciado pela cultura Hip-Hop.Ele foi atraido para o Rap Gospel e comprou o cd do The Cross Movement Flame ficou Impressionado com a qualidade das músicas.
Flame nasceu em St. Louis, Missouri. Ele cresceu no centro da cidade de St. Louis, onde foi influenciada pela cultura Hip-Hop. Uma das pessoas mais importantes na sua vida era a sua avó. Ela era a melhor amiga dele e lhe ensinou muitas coisas sobre a vida e, mais importante, o cristianismo.
Quando Flame estava com 16 anos sua avó faleceu. Como resultado deste evento, Flame começou freqüentar a igreja e o Espírito Santo tocou em seu coração e ele converteu-se a Cristo. Flame continuou a crescer espiritualmente e tornou-se mais envolvidos na sua igreja.
Um dia, Flame estava na seção de uma livraria cristã. Sendo parte da cultura Hip-Hop e Rap secular, durante anos, ele foi atraído para a área de Rap Gospel, onde pegou um CD do Movimento da Cruz. O cd mudou sua vida. Não só Flame ficou impressionado pela qualidade artística da música, mas também pelo conteúdo. Ele achou a letra baseada na escritura algo incentivador e desafiador.
Em 2000, após serem edificados através das música, Flame fez o seu caminho a um dos seus concertos em Chicago. Ele reuniu o grupo (The Cross) e deu-lhes um CD demo da sua própria obra. Muito para sua surpresa, ele recebeu uma chamada de volta.
The Cross Movement começou a construir um relacionamento com Flame que foi promovido ao longo dos anos. Em 2002, foi convidado a fazer uma Tour com The Cross. Pouco depois, foi assinado um contrato de gravação entre Flame e Cross Movement Records e intitulado seu nome como titulo do seu primeiro CD que estreou nacionalmente em outubro de 2004.
Em Dezembro de 2005, lançou seu segundo álbum chama intitulado, Rewind. Ele foi o primeiro artista Christian Rap do Midwest a ganhar atenção nacional. Em 17 de abril de 2007, lançou seu terceiro álbum chamado Nosso Mundo: Destruído, que é a primeira parte de duas séries. Em 7 de agosto de 2007, seria lançado "o nosso mundo: Resgatado" foi programado para lançamento, mas a data foi adiada para 4 de março de 2008. Em 2008 com o cd (Our World Redeemed).
Flame foi destaque em inúmeras rádios, como mostra Caminho do Mestre, e nos jornais locais, como o percurso (Missouri Convenção Batista estadual jornal), e Mundo (Revista).