Fiona Apple, cujo nome de batismo é Fiona McAfee Maggart, é uma cantora, compositora e pianista norte-americana nascida no dia 13 de setembro de 1977 em Nova Iorque.
Com canções marcadas por temáticas psicológicas fortes e de alta qualidade musical. Fiona Apple conquistou cedo o apreço do público e dos críticos, seu disco de estréia vendeu mais de 3 milhões de cópias nos Estados Unidos e com menos de vinte anos a cantora ganhou seu primeiro Grammy.
Fiona cresceu numa família de artistas. Sua mãe, Diane McAfee é cantora e seu pai é o ator Brandon Maggart. Seus avós maternos pertenciam ao mundo da música e vários dos irmãos da cantora estão envolvidos no Show Business.
Fiona passou sua infância na casa de sua mãe em Manhattan, Nova York, após a separação de seus pais quando a cantora era ainda bem pequena. Desde criança, Fiona recebeu treinamento musical, tendo tido aulas de piano desde os 4 anos de idade. A cantora já relatou que canta desde que se lembra, de forma natural. O divórcio possivelmente teve seus efeitos na vida da artista que, desde jovem, mostrava-se altamente introspectiva e com dificuldades de socialização.
Quando tinha 12 anos, Fiona foi estuprada por um desconhecido no prédio de sua mãe, fato que deixou marcas profundas na artista. A canção "Sullen Girl"l, do seu disco de estréia Tidal fala dessa experiência traumática. Em entrevista no programa de Howard Stern, à época do lançamento desse disco, a cantora afirmou que não tinha problemas para tratar do assunto, pois, segundo ela “se não se fala de um assunto como esse, ele acaba nos controlando”.
Aos 17 anos, Fiona decidiu que a música era o caminho que deveria seguir. Pensando nisto, gravou uma fita demo com três de suas canções e distribuiu o material por gravadoras e rádios. Sua fita foi tocada em uma festa com várias pessoas do ramo da música, dentre os quais Andrew Slater. Fiona acabou tendo então a oportunidade de conhecer o produtor pessoalmente, o qual se mostrou capaz de entender a sua relação com a música e os seus objetivos como artista.
Apesar de ser considerada uma compositora excepcional, o piano e a voz enublada de Fiona Apple são os veículos principais de sua arte. Em 1997, um ano após o lançamento de seu primeiro disco, grandes apresentações se seguiram: tocou em Paris, apareceu como convidada no programa de televisão Saturday Night Live, e também em capas de revistas como Rolling Stone e Time.
Tidal (1996), seu álbum de estréia, tornou-se um disco clássico e indispensável aos amantes da boa música. No mesmo ano do lançamento, o álbum recebeu disco de ouro e um triplo de platina por vender mais de três milhões de cópias. Foi ainda considerado pela revista Rolling Stone, uma importante publicação americana, um dos álbuns essenciais dos anos 90. Os destaques foram as faixas Never Is a Promise, Criminal e Sleep To Dream.
As letras de Tidal são marcadas por um caráter melancólico, por vezes sombrio, e pelo teor elaborado das faixas. Fiona declarou que algumas delas foram compostas quando ela tinha apenas 14 anos, indicando que a sua inclinação para a poesia surgiu desde cedo.
When The Pawn…
Em novembro de 1999 foi lançando o seu segundo disco, entitulado “When The Pawn Hits The Conflicts He Thinks Like A King What He Knows Throws The Blows When He Goes To The Fight And He’ll Win The Whole Thing Fore He Enters The Ring There’s No Body To Batter When Your Mind is Your Might So When You Go Solo. You Hold Your Own Hand And Remember That Depth Is The Greatest Of Heights And If You Know Where You Stand. Then You’ll Know Where To Land And If You Fall It Won’t Matter, Cuz You Know That You’re Right”. O enorme título é um poema que a cantora escreveu em resposta a críticas que lhe foram feitas por causa de uma entrevista dada à revista Rolling Stone.
Produzido pelo reputado Jon Brion, nesse disco Fiona reafirma sua grandeza como compositora e cantora. Pode-se encontrar nele diferentes influências musicais, tais como o funk, jazz e o rock clássico, recheados de arranjos de violinos e instrumentos pouco comuns.
As faixas que ganharam destaque foram ” Fast as You Can”, “Limp”, “I Know” e “Love Ridden”. Em janeiro de 2001, a cantora foi mais uma vez indicada ao Grammy. Desta vez ela concorreu em duas categorias: Melhor Álbum Alternativo (“When The Pawn…”) e Melhor Performance de Cantora Rock com a música “Paper Bag”.
Em 2005, a cantora anunciou seu retorno ao mercado com o lançamento de “Extraordinary Machine”, primeiro trabalho de inéditas em cinco anos. O material foi gravado originalmente em 2002 e chegou às lojas três anos depois.
A demora do lançamento teria se justificado por haver ocorrido uma recusa da gravadora em lançá-lo por achá-lo anticomercial. Fãs no mundo todo chegaram a organizar uma campanha em favor do lançamento do álbum, intitulada “Free Fiona” chegando até a colocar uma espécie de “tapete” de maçãs na sede americana para sensibilizar os executivos da gravadora. Acredita-se que o álbum foi finalmente lançado graças a essa campanha.
O lançamento da versão final do álbum foi bastante atribulado, visto que o produtor original, Jon Brion, fora substituído após completadas as gravações, e então todo o álbum teve que ser refeito. A primeira versão não-oficial, de Jon Brion, ainda pode ser encontrada na rede, e é considerada a melhor versão por parte dos fãs. A cantora já demonstrou interesse em finalizar esse álbum com Jon Brion, porém nada ainda foi produzido nesse sentido.