×

Biografia de Finger 11

A banda canadense Finger Eleven na verdade iniciou sua carreira sob o nome Rainbow Butt Monkeys, lançando um disco independente, “Letters from Chutney”. A mudança veio com o novo empresário do conjunto, que não só mudou o nome, mas também conseguiu um contrato para os caras. Já com o novo nome, eles lançaram o CD “Tip” em 1997, no Canadá e relançaram o mesmo álbum em 1998 nos Estados Unidos. Neste disco, ocorreu uma mudança na sonoridade da banda e também foi o álbum que deu uma maior visibilidade para o grupo.

Em 2000, o quinteto formado por Scott Anderson (vocal), James Black (guitarra), Rick Jackett (guitarra), Sean Anderson (baixo) e Rich Beddoe (bateria) lançou “The Greyest of Blue Skies” e quem produziu este, assim como o segundo CD, foi Arnold Lanni.

O sucesso comercial veio mesmo com o trabalho auto-intitulado de 2003, “Finger Eleven”, que foi alavancado pelo hit “One Thing”, presente nas paradas musicais dos EUA e na trilha de famosos seriados e filmes. Graças a essa faixa, o grupo conseguiu seu primeiro disco de ouro na terra do tio Sam e na sua terra natal - Ontorio, Canada - eles faturaram o disco de platina, além de ter tido a chance de fazer uma grande turnê pela Europa, América do Norte e Austrália.

No início do ano de 2007, lançaram “Them vs. You vs. Me”. O primeiro single “Paralyzer” conseguiu as primeiras posições das paradas norte-americanas e do top 100 canadense. No mesmo ano, o Finger Eleven participou do CD “Instant Karma”, iniciativa da Anistia Internacional para a campanha “Save Darfur”. No álbum, eles tocam a canção “Look At Me”, de autoria de John Lennon, e diversos outros grandes nomes da música atual também participaram do projeto.