Em 1974, Fernando Mendes fazia excursões pelo Brasil numa média de 10 a 15 cidades por mês. Verdadeiro Ídolo das massas populares, o artista teve seu segundo LP lançado no final de 1974 que voltou a repetir o feito dos anteriores, com a música: "Ontem, Hoje, Amanhã". Fernando chegou no auge de sua carreira em 1975, quando seu terceiro LP apresentou a faixa "Cadeira de Rodas" que teve mais de 250 mil LPs vendidos em poucos meses, rendendo-lhe vários prêmios inclusive discos de ouro. Em 1976, dois novos sucessos: "A menina da Calçada" e "Sorte tem quem acredita nela", tema da novela "Duas Vidas" exibida pela Rede Globo de Televisão.
A primeira aparição de Fernando Mendes na tevê deu-se no programa do Chacrinha, que além de projetar o iniciante ao estrelato, fazia questão da presença constante do cantor em seu programa. A timidez que Fernando trazia no rosto, conquistou os telespectadores do programa, a platéia nacional e o rádio, começando ali, uma carreira musical sólida e requisitada na mídia nacional.
A inclusão da música "Você Não Me Ensinou a Te Esquecer", no filme Lisbela e o Prisioneiro, na voz de Caetano, favoreceu à nova geração conhecer a obra do artista mineiro Fernando Mendes. A música foi indicada para concorrer ao Grammy Latino 2004, Você Não Me Ensinou a Te Esquecer rendendo prestígio e reconhecimento à carreira de Fernando Mendes. A partir de Caetano, a música ganhou novamente o espaço radiofônico, Bruno e Marrone, Cristian e Half dentre outros, regravaram a canção. A força do romantismo investido na música, juntamente com a grande aceitação do público pela mesma, rendeu ao artista o prêmio da ABPD (Associação Brasileira de Produtores de Discos) e o Prêmio Villa Lobos, como o disco mais vendido.
"A Desconhecida", gravada recentemente pelo cantor Leonardo, foi uma das canções que projetou o cantor Fernando Mendes, em 1972, lançada em compacto simples, a música subiu rapidamente às paradas de sucesso.
Fernando Mendes sensibilizou o povo brasileiro, se antecipando na campanha pela inclusão social com a música "Cadeira de Rodas" (José Wilson / Fernando Mendes). "Hoje eu vivo sofrendo e sem alegria / não tive coragem bastante pra me decidir / aquela menina em sua cadeira de rodas / tudo eu daria para ver novamente sorrir". Incluída no LP Fernando Mendes (Odeon -1975), a música tomou conta das paradas das rádios do Brasil inteiro. Cadeira de Rodas consagrou Fernando Mendes, fazendo dele um dos maiores vendedores de discos do Brasil nos anos 70.
Com a música “Cadeira de Rodas”, gravada em 1975, Fernando Mendes atingiu o ápice de sua carreira.
A canção que fazia parte de seu terceiro LP vendeu mais de 250 mil cópias e lhe rendeu diversos prêmios, entre eles discos...