×

Biografia de Fernanda Cunha

Fernanda Cunha nasceu em uma casa musical. É filha da cantora Telma Costa, que dividiu com Chico Buarque os célebres vocais de Eu te amo, e sobrinha das compositoras Sueli Costa e Lisieux Costa. A avó, Maria Aparecida Costa, professora de piano e canto coral, uma espécie de maestrina da família.

Mas como todo grande artista Fernanda faz sua própria história. Seguindo os passos da mãe, assumiu o microfone em dezembro de 1997 em shows que percorreram o circuito cult carioca, passando pelo Mistura Fina, Vinicius Piano Bar, Hipódromo Up, Casa de Cultura Laura Alvin, Museu do Telephone e outros espaços. Por essa época já era acompanhada por músicos que afinavam com seu repertório, como os pianistas Camilla Dias, Joao Carlos Coutinho e Helvius Vilella.

Nos EUA, assumiu os vocais do Grupo Brasil a convite do baixista Kip Reed. Matou as saudades de casa exercendo o seu ofício, exercitando a interpretação e levando a música de sua terra para o Blossom Summer Festival (julho/2001), Shaker Square (agosto/2001), Festival Latino no "Rock and Roll hall of fame" (representando o Brasil entre 20 países), Nightown (junho e agosto/2002) e Fat Fish Blue. Também cantou standards da bossa ao lado do violonista Michael Manderen no Sergio's at University Circle.

Em 2002 juntou amigos brasileiros e americanos para gravar seu primeiro CD, O tempo e o lugar.

Em janeiro de 2004 realizou um sonho e entrou em estúdio para interpretar dois dos maiores compositores brasileiros: Johnny Alf e Sueli Costa, sua tia.

O ábum Dois corações conta com a participação dos homenageados e um time de músicos de primeira linha, guiados pelos arranjos de Cristóvão Bastos, João Carlos Coutinho, Jorjão Carvalho e Camilla Dias.

Em 2005, 2006 e 2007 percorreu o Brasil e exterior com o show do CD, e ainda em 2007 gravou o terceiro album intitulado "Zíngaro" em duo com o violonista Zé Carlos, interpretando as parcerias de Tom Jobim e Chico Buarque, que saiu com distribuiçao da gravadora CID.

A cantora tem se apresentado no Canadá com bastante freqüência desde 2005 e a excelente receptividade do público Canadense fez com que ela gravasse um projeto que unisse a música dos dois Países.

Em 2009 lança seu quarto CD " Brasil-Canada" que traz composições de Sueli Costa, Noel Rosa, Joni Mitchel, Bruce Cockburn, entre outros.

Fernanda assina duas letras desse álbum, uma em parceria com Mike Lent e outra com Ricardo Rito e Luiz Sergio Hneriques. O CD foi gravado no Canadá com músicos Canadenses (Mike Lent no contrabaixo e Sandro Dominelli na bateria) e Brasileiros ( Ricardo Rito no piano) e participações especiais do violonista Zé Carlos e Sueli Costa.