O cantar do Terno de Reis na Família Dias sempre foi motivo de orgulho e tradição. Por volta de 1919 o seu patriarca Oliveira Moysés Dias, na sua mocidade, já fazia parte dos grupos de Ternos de Reis em Tubarão/SC. Ele e sua esposa, Damiana Maria Correa, sempre participaram ativamente da vida religiosa e cultural da comunidade onde viveram. Mudando-se com a família para Presidente Nereu/SC (1945) e posteriormente Blumenau/SC (1956) continuou a preservar essa tradição açoriana reunindo filhos e vizinhos para cantar, noite adentro, o Terno de Reis. Os instrumentos tocados eram o violão, o cavaquinho e chocalhos. Os filhos cresceram e deram continuidade, reunindo-se com amigos e vizinhos para fazer a cantoria nas noites próximas ao Natal. Nos últimos anos a Família Dias veio se renovando com a participação de filhos, netos, sobrinhos e primos.
No ano de 2000, com o propósito de resgatar e preservar esta tradição e fazer o registro da história da família no Terno de Reis, lançam seu primeiro trabalho e não param mais. A cada dois anos o grupo grava um novo Cd, sendo a maioria das músicas composições próprias. CDs de Terno de Reis gravados pelo grupo: Anunciando o Natal (2000), A Estrela que brilhou (2002), Na porta da sua casa (2004), Presépio Vivo (2006) Noite de Cantoria (2008) e Noventa anos de tradição (2010).
Além da tradição do Terno de Reis, a Família Dias também sempre cultivou o cantar da música sertaneja raiz (caipira), e em 2005 lançou o Cd ‘Família Dias canta Lembrando o Sertão’, com 10 músicas próprias e a regravação do clássico ‘Cuitelinho’. Vale destacar que com a música ‘A viola e a saudade’ (de Zé Valdir) a Família Dias conquistou, em 2006, o segundo lugar no Festival Viola de Todos os Cantos, promovido pela EPTV, no interior de SP, num total de 1776 músicas inscritas.
Em 2007 acontece a gravação do seu DVD ‘Terno de Reis em cena’, com um apanhado dos trabalhos já gravados até então pela Família. Gravado no teatro Carlos Gomes em Blumenau, o DVD traz além do grupo cantando os seus sucessos, encenações, a história da Família, a história do Terno de Reis e os bastidores da gravação.
Sempre participando ativamente de eventos na sua comunidade, com a gravação do primeiro Cd ganham notoriedade e passam a percorrer caminhos mais longos, levando a sua tradição e o exemplo de família unida. Cidades como Florianópolis/SC, Osório/RS, Ribeirão Preto/SP, Assis/SP, Altinópolis/SP, São Sebastião do Paraíso/MG, São Tomás de Aquino/MG, Poços de Caldas/MG, Brasília/DF, Formosa/GO, entre muitas outras, passam a conhecer o trabalho da família.
Entre suas apresentações em várias cidades, a Família Dias também participou de vários programas de TVs, entre os de exibição nacional vale ressaltar: Ponto de Encontro Cultural (Rede Vida), Terra da padroeira (TV Aparecida), Programa Célia e Selma (Canal Rural), Viola minha Viola (TV Cultura) e Brasil Caboclo (TV Câmara).
Este ano a Família Dias, juntamente com Sérgio Reis, Jair Rodrigues, Lourenço e Lourival, Mococa e Paraíso, entre outros, participou do CD ‘80 Anos da Música Caipira no Brasil’ com a música ‘Meu rancho ao pé da serra’, de autoria de Téo Azevedo. O lançamento do CD aconteceu no dia 16 de maio na Estância Alto da Serra em SP.
Informações, fotos, vídeos e os trabalhos da Família Dias podem ser acessados pelo site www.familiadias.com.br e o contato pelo e-mail [email protected] ou pelos fones (47) 3336 5472 ou (47) 3336 1249.