×

Biografia de Everlast

Erik Schrody, mais conhecido pelo nome artístico Everlast, é um rapper, cantor e compositor irlando-americano, que ficou famoso pela música What It’s Like e também como front-man da banda House Of Pain.
Ele também faz parte de um supergrupo de hip-hop chamado La Coka Nostra, cujo os componentes são os membros do House Of Pain mais o rapper veterano underground Ill Bill e o rapper irlando-americano Slaine. Em 14 de Julho ele lançou seu álbum de estréia, intitualdo A Brand You Can Trust pela Uncle Howie Records e Suburban Noize Records.

Everlast nasceu em Valley Stream, Nova Iorque, e possui descendência irlandesa. Emergindo como um membro do Rhyme Syndicate, o primeiro álbum solo de Everlast, Forever Everlasting (1990), que teve ajuda do MC Ice T, foi um fracasso de vendas e críticas. Depois do fracasso de seu primeiro álbum, Everlast juntou-se com DJ Lethal e um amigo de escola Danny Boy para formar o House Of Pain. O grupo tinha assinado com a Tommy Boy Records, seu álbum de estréia foi multi-platina, gerando o estrondoso sucesso produzido por DJ Muggs: Jump Around. Esta música foi remixada duas vezes por Pete Rock, onde uma das versões possui um verso com ele e a outra sem. O álbum também possui a participação de B-Real, membro da banda de hip-hop latino Cypress Hill, na música Put Your Head Out.

Estereotipando a si mesmos como hooligans irlando-americanos (sendo que na verdade, Dj Lethal é descendente do povo Latvio), eles fizeram turnês com vários artistas de rap e bandas de rock alternativo depois de sua estréia. Eles participaram na produção da trilha sonora do filme “Uma Jogada do Destino” (1993), junto com a banda Helmet, formando músicas com um estilo de rock-rap. O Grupo se desfez em 1996, e Everlast mais uma vez seguiu carreira solo.

O segundo álbum de Everlast, Whitey Ford Sings the Blues (1998), que foi lançado depois de 8 anos do seu álbum de estréia e de sofrer um ataque do coração, foi sucesso de venda e crítica (Vendendo mais de 3 milhões de cópias). Whitey Ford Sings the Blues foi aclamado pela sua mistura de rap com violão elétrico e acústico, desenvolvida por Everlast em parceria com os produtores Dante Ross e John Gamble. A primeira música de trabalho do álbum, What It’s Like, provou ser a música de sucesso mais popular, seguida do single, “Ends”, que alcançou o rock top 10.

E em seguida o sucesso com a música feita junto com Santana, a faixa, Put Your Lights On, no álbum Supernatural, onde ficou em #118 nas paradas pop chart, mas foi consideravelmente melhor na rock radio airplay, alcançando a #8 posição no Mainstream Rock Tracks. Put Your Lights On ganhou o prêmio de melhor performace rock na categoria dueto ou grupo vocal no Grammy Awards do ano 2000. No fim da música, pode-se perceber Everlast cantando a primeira parte de Shahadah “La ilaha illa Allah”, que é uma declaração islâmica de fé. Everlast é devoto a religião Muçulmana.

Apesar do sucesso de Whitey Ford Sings the Blues e o sucesso com Santana, seu terceiro álbum Eat at Whitey’s, tropeçou na primeira semana no Estados Unidos. Contudo, foi disco de ouro. Apesar do álbum ter tido uma boa vendagem, foi bastante criticado, principalmente pela revista Rolling Stones, que foi especionado como bom e legal, e dito como lançamento mais importante do mês.