O sucesso do Everclear parece ter sido meteórico, mas, de fato, o caminho para a ascenção da banda foi muito longo, especialmente para o líder da banda, Art Alexakis. Filho de um lar desmantelado, Alexakis passou por dificuldades quase devastadoras antes de surgir como um melhores compositores do rock contemporâneo. De fato, pode-se agurmentar que os problemas pessoais de Alexakis não apenas tornou difícil a sua caminhada, mas também serviu com tema de muitas de suas letras. Nesse sentido, a tão falada comparação entre Everclear e o Nirvana não é realmente tão distante.
A história do Everclear começa em Santa Monica na Califórnia, onde Alexakis nasceu em 12 de abril de 1962. Após o divórcio dos pais, que ocorreu quando ele tinha 5 anos de idade, Alexakis foi morar com sua mãe e seu irmão mais velho em um dos projetos de habitação comunitária da cidade. Em 1974, a tragédia marca a família Alexakis quando o irmão mais velho de Art, George Paul, morre em decorrência de overdose de heroína. Perturbado, Alexakis, então com 12 anos, se envolve na delinquência e na época em que ele atingiu a adolescência, sua vida era centralizada no uso de anfetaminas, cocaína e heroína.
Mais tarde, as palavras usadas pelo investigador policial se referindo a morte de seu irmão - "só mais uma overdose" - acabaram usadas no single "Heroin Girl" do Everclear.
Felizmente, Alexakis também encontrou consolo na música e, durante o fim da adolescência, ele comprou sua primeira guitarra. Porém, seu abuso de drogas continuava a aumentar e, em 1984, seu vício em cocaína culminou com uma overdose quase-fatal.
Depois do susto, era chegada a hora de um basta. Com 22 anos, Alexakis largou de vez as drogas e o álcool e nos próximos três anos ele se dedicou a por a sua vida em ordem. Com esse fim, ele ingressou no Santa Monica College e depois na U.C.L.A. onde estudou cinema e jornalismo.
Ele também escreveu algumas matérias de rock para publicações da região como um pequeno jornal de Santa Monica chamado The Evening Outlook e tocou guitarra em algumas bandas locais. Nessa época, Alexakis se casou e foi morar com sua esposa em San Francisco em 1987.
Lá, ele montou a pequena gravadora Shindig Records, com a idéia de se especializar em bandas que tocassem country alternativo. Ele também iniciou seu próprio grupo, Colorfinger, que lançou um álbum chamado Deep in the Heart of the Beast in the Sun.
Em um grande lance, Alexakis mandou o álbum para um dos diretores da gravadora Geffen, Gary Gersh - embora Gersh tenha recusado assinar com o Colorfinger, ele ficou bastante impressionado com as composições de Alexakis, e pediu para que ele continuasse a mandar material novo.
Nenhum deles sabia no entanto, no que iria terminar aquele contato.
Enquanto isso, a empresa Rough Trade, que distribuia os discos da Shindig Records, saiu do negócio e em pouco tempo a Shindig Records declarou falência, o Colorfinger acabou e o casamento de Alexakis terminou em divórcio.
Em 1991, decidido a começar tudo de novo, Alexakis se muda para Portland, em Oregon com sua namorada, que esperava o primeiro filho do casal. Eles logo se casaram, e, após colocar um anúncio nos classificados do jornal de música The Rocket de Seattle, Alexakis formou uma banda com o baixista Craig Montoya (que tocava na banda Soul Hammer de Spokane) e o baterista Scott Cuthbert.
O trio passou a se chamar Everclear, nome tirado de uma marca de licor, e, em 1992, a banda gravou seu primeiro álbum, World of Noise, por um custo de aproximadademnte 400 dólares. Lançado na gravadora indepenente Tim/Kerr Records em 1993, World of Noise conseguiu chamar a do público local e também das grandes gravadoras, que na época estavam a procura desesperada por bandas novas depois do cresicento da cena de Seattle, principalmente na própria região do noroeste americano.
Na medida em que o interesse das gravadoras crescia, era hora da banda se tornar mais profissional, por isso dispensou o baterista Cuthbert, que tinha problemas com uso de drogas, e o substituiu por Greg Ekland, nascido no Oregon.
Depois de um verdadeiro leilão, no verão de 1994, a banda assina contrato com a Capitol Records, que era presidida por ninguém menos que Gary Gersh, que já conhecia o trabalho de Alexakis.
Por influência de Gersh, e numa concessão rara para uma banda que acabava de assinar seu primeiro contrato, a gravadora garantiu ao Everclear o controle total sobre o processo criativo de sua carreira e também trabalho intensamente na divulgação da banda.
Em maio de 1995, o Everclear lançou seu primeiro álbum por uma grande gravadora, Sparkle and Fade. O primeiro single do álbum, "Heroin Girl" garantiu boas vendas iniciais, mas foi com o lançamento do single de "Santa Monica" que o Everclear viu a sua popularidade se expandir radicalmente. Sparkle and Fade vendeu 1,5 milhão de cópias e os críticos taxavam Alexakis como um novo e brilhante compositor.
Na imprensa, muita atenção foi dada as letras de Alexakis, que lidavam com temas bastante pessoais e polêmicos como uso de drogas e suicídio.
O sucesso do álbum fez com que a Capitol relançasse World of Noise no fim daquele ano. Se Sparkle and Fade fez um grande sucesso, o álbum seguinte, So Much for the Afterglow, iria ainda mais longe.
Lançado em outubro de 1997, So Much for the Afterglow gerou vários hits como "I Will Buy You a New Life", "Everything to Everyone" e "Father of Mine". Mais uma vez, a crítica elogiou o talento de Alexakis como compositor e no final, o álbum vendeu mais de 2,1 milhões de cópias.
Baseado no grande sucesso dos álbuns e singles da banda, a Billboard concedeu ao Everclear o prêmio de "Modern Artist of the Year" em 1998. Depois da crescente popularidade da banda, era esperado que Alexakis capitalizasse o sucesso com um novo álbum da banda logo em seguida. Mas, ao final da turnê, o compositor se retirou a sua casa e começou a trabalhar num projeto solo.
Originalmente concebido para ser um trabalho mais acústico, o álbum tomou direções diverentes quando Alexakis convidou os outros dois colegas de Everclear para participar de duas faixas. A idéia de um trabalho solo foi abandonada e no início de 2000 a banda começou a preparar material para o lançamento de dois CD's inéditos no mesmo ano.
O primeiro CD, uma coleção de músicas mais "suaves", intitulada Songs From an American Movie, Vol. 1 - Learning How to Smile, foi lançado em julho de 2000, com o segundo disco, mais orientado ao rock (Songs From an American Movie, Vol. 2 - Good Time for a Bad Attitude), sendo lançado em novembro. Para 2001, a banda prepara uma grande turnê pelos Estados Unidos e Europa.
Em março de 2003, o Everclear volta com um novo disco de estúdio: Slow Motion Daydream. O sexto disco de estúdio da banda foi produzido por Art Alexakis em parceria com Lars Fox e lançado novamente pela Capitol. As críticas são bem equilibradas, enquanto muitos fãs apontam este como o melhor disco do Everclear.