×

Curiosidades sobre Ernesto Nazareth

Enviar curiosidade >
  • 1959 - Relatório inédito elaborado por Jacob do Bandolim, por ocasião de suas investigações na Colônia Juliano Moreira em cuja represa Nazareth morreu afogado em 1934.Jacob conclui assertivamente Nazareth suicídou-se não foi um acidente.
  • Hoje Odeon figura no imaginário coletivo sendo um dos choros mais conhecidos do Brasil e do mundo, ao lado de Apanhei-te, cavaquinho e Brejeiro.
  • Por volta de 1910, foi gravada sob o título de Ai rica prima, com letra diferente, e na década de 1950 recebeu outra letra, de José Maugeri Neto e Antônio Maugeri Sobrinho, menos conhecida.
  • Foi vendido a seus editores pela ínfima quantia de 50$000 (cinqüenta mil-réis). Esta peça foi o maior sucesso de Ernesto Nazareth durante sua vida, e um dos maiores sucessos da música popular brasileira do século XIX, especialmente depois que recebeu letra de Catullo da Paixão Cearense, sob o título de O sertanejo enamorado (em duas versões diferentes).
  • Embora Nazareth tenha composto esta música sem parceiros, é comum encontrarmos em contracapas de CDs a coautoria erroneamente creditada a Ubaldo Sciangula Mangione, presidente da atual Mangione, Filhos & Cia Ltda., segundo informação levantada pela jornalista Daniella Thompson.
  • Odeon tornou-se seu maior sucesso, especialmente depois que recebeu letra do poeta Vinícius de Moraes na década de 1960.
  • Com o agravamento da surdez, Ernesto tocava debruçado sobre o piano para conseguir ouvir sua própria música.
  • Brejeiro foi o primeiro tango brasileiro de Ernesto Nazareth, publicado em 1893 por Fontes & Cia. Foi dedicado a seu sobrinho Gilberto de Meirelles Nazareth, o Gigi (1887-1903).
  • O projeto Nazareth, contemplado pelo Programa Natura Musical em 2008, teve como um de seus principais resultados o resgate inédito das 218 peças de Ernesto Nazareth (1863 - 1934), pela primeira vez disponibilizadas em sua totalidade através do site www.ernestonazareth.com.br. Com essa iniciativa, a obra de Nazareth - símbolo de brasilidade - passará a ser conhecida em todo o mundo. Idealizado pela cravista e Doutora em Informática Rosana Lanzelotte, o projeto gerou ainda o CD Nazareth - para o selo Biscoito Fino - com inéditas do compositor. No âmbito do projeto foram realizadas oficinas cujos materiais encontram-se também disponíveis no site, em uma iniciativa pioneira de proporcionar interatividade com repertórios brasileiros.

Mais tocadas

Ouvir Ernesto Nazareth Ouvir

Biografia

Ver completa >
Ernesto Nazareth, considerado o fixador do Tango-Brasileiro, o Rei do Tango, nasceu no Rio de Janeiro, em 20.03.1863 e faleceu nessa mesma cidade, em 04.02.1934. Começou os estudos de piano com sua mãe, Carolina da Cunha Nazareth. Com a morte...

Artistas relacionados

Ver mais >

Últimas notícias

Ver mais >