Sawajiri Érika (沢尻エリカ), nascida em Nerima, Tokyo, em 8 de abril de 1986, pode ser considerada uma artísta completa, ao realizar diversos trabalhos em diversos meios de comunicação, como atriz, modelo e cantora.
Erika começou sua carreira em 1999, ao ser aprovada em uma audição da Stardust, após ter terminado de cursar a escola elementar, participando também de uma ‘unit idol’ neste mesmo ano, a ‘Angel Eyes’.
Entre 2001 e 2002, atuou como modelo das revistas CUTie e Nicola, além de participar de diversos programas de Tv, chegando a ganhar o prêmio ‘Visual Queens of the year’ da tv Fuji, ao lado de nomes de peso como Ichikawa Yui, Karina, and Yarita Ayano.
Érika também atuou em vários filmes, sendo os mais conhecidos, ‘Mondai no nai Watashitachi’ em 2003, ‘PACCHIGI!’ e ‘Shinobi’ em 2005, e ‘Tegami’ de 2006, assim como diversos doramas dos quais se destacou mais em ‘1 Litre no Namida’ de 2005 e a adaptação para a tv de ‘Tayou no uta’ de 2006. Com todo seu sucesso, ela também não poderia deixar de estampar sua imagem no meio publicitário ao anunciar para diversas marcas famosas como a linha de produtos de beleza da Kanebo, chocolates da Meiji choco e de celulares da Sony Ericsson.
Érika se lançou no meio musical com o single ‘Tayou no uta’ em 2006, utilizando na época o pseudômio ‘Kaoru Amane’, o mesmo nome da personagem principal protagonizado por ela no dorama ‘Tayou no uta’ da TBS, e que foi utilizado como tema deste mesmo dorama.