×

Biografia de Erasure

Erasure começou quando Andy respondeu a um anúncio de procura por cantor, posto por Vince. Eles foi o 41o cantor a ser ouvido. Antes disso Andy tinha visto Vince tocando Space Invaders antes de um show do Depeche Mode. Andy cantou algumas musicas, incluindo Who Needs Love (Like That). "Eu estava super feliz quando eu fui lá, satisfeito de poder cantar junto com o fundo musical do Vince Clarke, alem do episodio do falsetto" disse Andy. Enquanto cantava, a voz de Andy chegou em falsetto pela primeira vez. Deitado na cama no dia seguinte, ele recebeu um telefonema perguntando se ele queria o emprego. "Eu nunca descobri qual era o emprego" diz ele. "Eu queria alguem com uma voz forte" diz Vince, "e Andy era quem eu procurava. Havia também algo de sutil nele, ele não era cínico em seu aproximamento." Até hoje Vince não tem certeza de porque eles não tiveram sucesso imediato, mas também não sabe por que agora tem. "As primeiras músicas eram tão boas quantos os hits, mas não tinha problema, nós não estavamos passando fome, e estavamos nos dsivertindo mesmo que não à outros."

Erasure diz que o nome deles veio do filme Eraserhead. Há tambem a história de que eles fizeram uma lista de nomes e passaram a lista para que seus amigos riscassem os que não gostavam, sobrando assim "Erasure", porém esta história nunca foi confirmada. De qualquer forma Vince já deixou muito claro por diversas vezes que não gosta do nome do grupo.

Vince escreveu as primeiras músicas do Erasure (Who Needs Love Like That, Push Me Shove Me e My Heart...So Blue), passando depois a tarefa para Andy e apenas retocando-as. A única letra escrita só por Andy é a de Cry So Easy. "No começo nós eramos bem tímidos" lembra Vince, mas Andy estava passando a ser parte do time ao invéz de ser apenas um cantor contratado. Andy relembra que era difícil saber o estado emocional de Vince: "Vince é um cara típico de Câncer, ele ficava sentado num canto, sem qualquer expressão facial, vagando no espaço, não olhava para mim. E eu pensava, vou te pegar Câncer." O comentário de Andy reflete bem em todas as aparições públicas dos dois, especialmente nos shows, pois Vince esta sempre sério e quieto, enquanto que Andy fica contando piadas agitando o público. Mas Vince diz que ele é uma pessoa muito feliz e que está sempre feliz, isto tudo é apenas o seu jeito.

O priméiro single lançado por eles foi Who Needs Love (Like That), em Setembro de 1985, seguido de Heavenly Action e Oh L'amour ( que fez sucesso na Suécia). Sendo Wonderland o nome do primeiro album. No entanto apesar de Wonderland ser considerado pelos fãns como um bom album, ele ficou em 71a posição.

O sucesso começou com o single Sometimes, lançado em 1986 (do segundo album The Circus) que chegou em segundo lugar na Inglaterra, em Agosto de 1986. ( Esse foi o priméiro dos 24 consecutivos top 20 na Inglaterra, com In My Arms sendo o mais recente. It Doesn't Have To Be Like That tambem ficou entre os 12 primeiros. O album The Circus saiu em1987, ficando em sexto lugar na Inglaterra. Também do album The Circus, veio o single Victim Of Love que ficou em 7a posição e o single The Circus que ficou em 6a posição.

Depois de The Circus, Erasure lançou o single Ship Of Fools (#6 nas paradas) seguido do album The Innocents em 1988, que chegou em primeiro lugar e ficou famoso por ser um dos poucos albums na Inglaterra que voltou à mesma posição, durante o Natal. A Little Respect ficou na 4a posição e Chains Of Love ficou em 11a posição, e apesar de Chains Of Love ser a primeira música deles a ser transmitida nos rádios americanos, foi com A Little Respect (que ficou entre os primeiros 14 nas paradas americanas) que Erasure ganhou espaço em todos os rádios americanos.

No final de 1988 eles lançaram o mini-album Crackers International que tem 4 músicas, incluindo Stop!, e quase chegaram em primeiro lugar novamente nas rádios britânicas, mas tiveram que se contentar com o segundo. Este album foi lançado na época de Natal .

Em 1989 veio o album Wild, que também ficou em primeiro lugar. O singles do album foram a badalada Blue Savannah Song (#8 na Inglaterra), Drama(#4), You Surround Me(#15) e Star(#14), além do cover Supernature de Mark Cerrone, que fez muito sucesso. E junto com este album eles fizeram sua maior turnê até então, tocando por 8 mêses e acabando a turnê no Milton Keynes Bowl diante de 60.000 pessoas.

Depois veio o album Chorus (novamente em primeiro lugar), que é considerado pelos fãns como o melhor, com as músicas Chorus, Breath Of Life, Am I Right? e a famosa Love To Hate You, alias Love To Hate You era para ter saido na trilha sonora do filme Dick Tracy, mas pelo seu estilo eles não puderam coloca-la e botaram Looking Glass Sea (tambem do Erasure) em seu lugar.

Em 1992 o Erasure lançou outro mini-album. Abba-Esque foi um tributo ao grupo Abba, e alem de Andy ser fãn do grupo, eles já tinham demostrado o interesse pelo grupo quando gravaram a música Gimme Gimme Gimme como lado-b do single Oh L'amour. Abba-Esque foi outro grande sucesso e ficou na primeira posição nas paradas.

Em 94 eles lançaram o album I Say I Say I Say, que inclui Always e Run To The Sun. Este album já é um pouco diferente dos demais trabalhos de Andy/Vince, aonde eles exploram mais os sons. O album ficou na primeira posição e também deixou os fãns triste porque não ganhou uma turnê. De 94 a 96 eles não fizeram nenhuma turnê para divulgar seus trabalhos, provavelmente por causa do trabalho exigido e pelas criticas mal fundamentadas sobre os cenários e roupas usadas pelos dois .

No dia 24 de Outubro de 1995, chegou ao mercado o album ERASURE, com as músicas Stay With Me, Finger & Thumbs e Rock Me Gently. Este album foi um trabalho diferente de tudo antes feito (para não dizer o melhor!), com músicas de 5 a 8 minutos (ao contrário das normais de 3 a 4) e letras muito bem elaboradas, Vince deu um show de sons e Andy de vozes, gerando um estilo bem diferente (que diz Vince que era para ser algo tipo Pink Floyd). Apesar de alguns fãns não terem gostado, com certeza todos ficaram surpresos com o trabalho. Stay With Me foi o primeiro single do album, e é uma espécie de balada, que por sinal foi considerada como a mais bela feita por eles. Depois eles lançaram o single Finger &Thumbs (Cold Summer's Day), que foi tirado da trilha sonora que eles haviam feito para o filme Cold Summer's Day. Em 1996 eles lançaram o sigle Rock Me Gently, e esta música é especial pelo fato de ter 10 minutos, sendo a sua maior parte apenas com Vince tocando sons bem interessantes, e ele usou até canções de baleias no meio das remixagens.


O mais recente album, Cowboy, veio em 1997 voltando com as músicas curtas e estilo mais agitado, tendo a parada In My Arms além de Rain, Love Affair e Don't Say Your Love Is Killing Me. Este ultimo trabalho fez um tributo ao grupo Blondie com as músicas Rapture (em edições limitadas) e Heart Of Glass (no single de Don't Say Your Love...) alem de ter recebido uma turnê mundial.

Após 13 anos, Erasure continua firme como sempre foi. Sua legião de fâns continua a crescer, e para aqueles que gostam do grupo, Andy e Vince estão sempre fazendo o melhor. Os trabalhos do Erasure não são muito conhecido no Brasil e nos Estados Unidos pois estão em competição com muitos grupos e estilos musicais, e o pop techno fica restrito a rádios e boates. Na Europa e Japão o Erasure é muito apreciado e conhecido, ficando sempre nas primeiras posições das paradas musicais.

Uma das coisas que manteve o grupo nas paradas até hoje é o fato que desde o começo Andy e Vince se deram muito bem. Eles gostam do trabalho que fazem, se respeitam e dão espaço um por outro.