×

Biografia de Entwine

Entwine (FIN) - Gothic Metal

Em março de 1995 Aksu Hanttu (bateria), Tom Mikkola (guitarrista e vocalista) e T. Taipale (baixo) formaram o Entwine tocando um estilo diferente do atual. Naquela época eles tocavam um death metal com influências americanas.

Somente em 1997 eles se deram conta das limitações desse gênero musical para sua criatividade e encontraram por fim esse estilo adequado, o gothic metal, que era muito mais melódico que o anterior, precisando assim, de um novo vocalista, um novo guitarrista e um tecladista para poder fazer esse novo tipo de música. Demoraram um pouco para encontrar um novo vocalista e no outono de 1997 e escolhido foi P. Willman que também faria o papel de segundo guitarrista. Em dezembro o Entwine gravou sua primeira demo “Divine Infinity”, composta por 4 músicas, fazendo muito eco no cenário gótico. É uma banda jovem, valendo lembrar que nessa época eles tinham cerca de 18 anos.

Em 1998 foi um grande ano para o Entwine pois Riitta Heikkonen se une ao grupo entrando nos teclados. A partir de agora o Entwine poderia aparecer ao vivo.

O ano de 1999 foi bom para a banda pois lançaram seu álbum debut “The Treasures Whitin Hearts” que recebeu críticas muito favoráveis. Em um álbum que conta com 8 músicas de excelente qualidade aonde podemos destacar uma versão cover de “Enjoy The Silence”, da banda Depeche Mode. Foi eleita a melhor música do álbum “Thy Guiding Light”.

Apesar de seu bom êxito inicial Willman decide deixar o grupo em abril de 2000 e a banda decidiu substituí-lo pelo excepcional Mika Taurianinen em maio e trouxeram também um novo baixista, Joni Miettinen. Com a nova formação e novo vocalista a banda encontrou uma voz perfeita para suas músicas dando uma salto imenso em qualidade.

Em 3 meses de intenso trabalho o Entwine lançou seu segundo trabalho, denominado “Gone” e lançado em abril de 2001, sendo que imediatamente recebeu críticas ao redor de todo o mundo e todas elas muito boas. Não só foi eleito o álbum do mês pela Germany’s Hammer” com seu single “New Dawn” teve presença no topo do top 10 da Finlândia durante várias semanas. Durante esse ano o guitarrista Jaani Kähkönen se uniu ao grupo com o princípio de poder tocar ao vivo e logo se tornou membro permanente da banda preenchendo o espaço deixado por P. Willman.

Com a saída do segundo álbum o Entwine ganhou muitos fãs que, obviamente, queriam escutar novas coisas. Então no início de 2002 pela Astia-Studio e outra vez com o produtor Anssi Kippo gravaram seu terceiro álbum, intitulado “Time of Despair”. Um álbum muito mais melancólico e melódico que seus trabalhos anteriores.

Em 2004, após 2 anos de expectativas dos fãs é lançado o “DiEversity”, o quarto álbum da banda e o mais pesado sem dúvida alguma. Excelente de escutar do começo ao fim.