Entombed é um banda sueca de heavy metal formada em 1987 sob o nome de Nihilist. Após mudar de nome, a banda começou sua carreira fazendo um death metal mais tradicional. Após o passar dos tempos, a banda foi sendo influênciado por outros tipos de músicas, como hardcore punk, thrash metal, stoner rock e doom metal.
1987-1989: A banda Nihilist é formada, consistindo de Alex e Nicke por 2 anos, com LG e Uffe sendo membros não fixos. Eles lançam algumas demos antes de se separar por alguns meses. A banda se junta novamente, agora com o nome de ENTOMBED, formado por LG, Nicke, Uffe e David Blomqvist, mas Alex logo entra na banda, no lugar de David. Eles gravam a demo "But Life Goes On", e conseguem um contrato com a Earache Records.
1990: o ENTOMBED grava o álbum "Left Hand Path". Nicke e Uffe se revezam no baixo.
1991: Lars Rosemberg é recrutado para o baixo. LG Petrov sai da banda devido a desentendimentos com Nicke. O single 12" "Crawl" é lançado com o vocalista Orvar Säfström nos vocais. Eles gravam o álbum "Clandestine", com Nicke cantando; e então entra um vocalista chamado Johnny Dordevic. "Cladestine" trouxe muita atenção para a banda, e com isso eles conseguiram sair em turnês pelos EUA e Europa.
1992: Lançam o single "Stranger Aeons" para coincidir com a turnê Européia Gods of Grind, com o Carcass, Cathedral e Confessor - o ENTOMBED sendo a banda principal. Pouco antes da turnê Dordevic sai da banda e LG Petrov volta em definitivo.
1993: "Hollowman" é lançado, seguido por "Wolverine Blues", que faz muito sucesso fora da Suécia. A banda ganha alguns prêmios, realmente começando a desfrutar do sucesso. Também fazem uma turnê com o Napalm Death.
1994: O single "Out of Hand" é lançado.
1995: O ENTOMBED lança um Split Single com o New Bomb Turks - constando a faixa "Night of The Vampire". No final de 95 Lars Rosemberg é substituído no baixo por Jörgen Sandstrom, vocalista/baixista da banda sueca Grave.
1996: A banda troca de selo. Da Earache vai para a Music for Nations. O ano começa com uma turnê pela Suécia com as bandas Refused e Fireside. Eles passam a maior parte do restante do ano gravando "To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth", no Sunlight Studios. A Earache lança "Entombed", uma coletânea de singles, b-sides, etc.
1997: A Music for Nations lança "To Ride, Shoot Straight And Speak The Truth" em Março, e a banda sai em turnê pelo resto do ano na Europa. Em Outubro, no meio da turnê, Nicke deixa o ENTOMBED para trabalhar integralmente em sua outra banda, o The Hellacopters. A banda chama Peter Stjarnvind (Face Down) para a turnê, e ele acaba sendo efetivado como membro permanente.
1998: O ano começa com turnês pela Europa, seguidas pela primeira visita do ENTOMBED ao Japão, então à Austrália, e finalmente para os EUA. De volta da estrada a banda fica de Abril até Setembro fazendo o álbum "Same Difference" - o primeiro sem Nicke, que antes era o principal compositor da banda. O álbum é lançado em Novembro. O ENTOMBED toca na UK Ozzfest em Junho, dando uma parada nas gravações. A Earache lança o CD ao vivo "Monkey Puss" e um vídeo. Então a banda grava as faixas covers para o EP "Black Juju", e em Novembro e Dezembro fazem shows pela Escandinávia com o Meshuggah.
1999: Turnês extensas dão início ao ano, junto com o Skinlab e Medula Nocte. Eles vão à Europa e finalizam com uma bem-sucedida turnê na Austrália. O EP "Black Juju" é lançado na Man's Ruin Records. Em Maio o ENTOMBED começa a escrever material para o álbum "Uprising". Em Outubro eles começam a gravar o álbum no Das Boot Studios na Suécia com o produtor Nico Elgstrand. A vibração era tão boa que todo o álbum foi gravado e mixado em apenas 18 dias!
2000: O álbum "Uprising" saiu na Europa em Março. 99% dos fãs e da imprensa adorou o álbum, e ele recebeu muitas críticas positivas no mundo todo. Depois do lançamento o ENTOMBED saiu em turnê pela Europa, além de uma turnê pela Europa e Canadá com o Iron Maiden. O final do ano foi mais calmo, com apenas alguns shows na Escandinávia e o início da composição do próximo álbum.
2001: A primeira parte de 2001 começou com alguns shows na Suécia, enquanto a banda se concentrava em fazer o álbum "Morning Star". Com o álbum agendado para sair em Setembro, a banda fez uma extensiva turnê Européia com o Cathedral e 2 Ton Predator.