×

Curiosidades sobre Elza Laranjeira

Enviar curiosidade >
  • Alfredo Borba - Compôs várias músicas de carnaval, entre as quais, algumas de muito sucesso, como: "Gol de Baltazar" (gravada por Elza Laranjeira em 1953), "Corinthians Campeão do 1V Centenário" com Orlando Ribeiro, "Marechal da Vitória" e a "Marcha dos Campeões do Mundo".
  • Em 1955 excursionou pelo Norte e Nordeste do país, fazendo parte de um intercâmbio de artistas denominado Rede Brasileira de Radiodifusão. A "Revista do Rádio" de 13/04/1957 publicou sua foto acompanhada do seguinte comentário: "Elza é presença de sucesso garantido nos espetáculos da TV Record. Fotografa muito bem e, com a televisão, viu aumentar o número de seus fãs."
  • Em 1956, Elza Laranjeira teve uma rápida passagem pela Odeon, onde gravou o choro "pica-pau", de Alfredo Borba e José Henrique.
  • No mesmo ano, Elza Laranjeira gravou o samba "Gol do Brasil", de Alfredo Borba (música alusiva ao futebol, uma vez que a seleção brasileira de futebol, em junho daquele ano, participava da Copa do Mundo da Suiça). No ano seguinte, gravou o baião "Baião espanhol", de Alfredo Borba e Luiz Gaúcho. No mesmo ano, gravou mais duas composições de Alfredo Borba, a marcha "Gole de cachaça" e o samba "Lampião de querosene".
  • Em 1954 gravou música alusiva ao futebol, uma vez que a seleção brasileira de futebol, em junho daquele ano, participava da Copa do Mundo da Suiça, o samba "Gol do Brasil", de Alfredo Borba.
  • Em 1945 transferiu-se, com Blota Júnior, para a Rádio Record (atuando mais tarde em programas da TV do mesmo grupo). Suas primeiras gravações, na antiga Star (depois Copacabana), foram as dos sambas "Foi sem querer" (Simonetti e Maragliano) e "Quando eu era pequenina" (Simonetti e Donato), e das canções "Dia das mães" e "Poema das duas mãozinhas", passando depois a lançar vários sucessos.
  • Gravou outros LPs na mesma etiqueta, porém sempre ficou mais restrita ao ambiente paulista, ao contrário de seu marido, o cantor Agostinho dos Santos.
  • 1953 - Gravou também no mesmo período, em dueto com Cauby Peixoto, o samba "Já paguei o meu tributo", também de Alfredo Borba. Em 1954, gravou a marcha "É covardia", de Alfredo Borba e José Sacomani e o samba "Mulher namoradeira", de Alfredo Borba.
  • Porém, a melhor das 24 versões de “Eu Sei que Vou te Amar”, lançadas só no ano de 1959, seria a de Elza Laranjeira, uma paulista pouco conhecida no resto do país. Companheira de Agostinho dos Santos.
  • O sucesso da gravação de "Eu Sei Que Vou Te Amar" foi tão grande que a música tornou-se seu prefixo musical. Elza chegou a ser considerada por Vinícius de Moraes como "a voz mais feminina do Brasil".
  • No início da década de 1960 deixou a Rádio Record, transferindo-se para o Rio de Janeiro e passando a se apresentar na Rádio Nacional. Mais tarde, afastou-se da vida artística, só retornando em 1975, quando voltou a cantar na boate Samba Enredo, de São Paulo.
  • Recebeu o Prêmio Roquete Pinto (melhor cantora paulista de música internacional), o Prêmio Cidade de São Sebastião (RJ) e o Troféu Chico Viola (SP).
  • Entre suas principais gravações estão "A noite do meu bem" (Dolores Duran) e "Eu sei que vou te amar" (Tom Jobim e Vinícius de Moraes), em 1959, ambas pela RGE. Elza chegou mesmo a dedicar um LP inteiro à referida dupla de compositores – "A Música de Jobim e Vinicius" (RGE), com várias inéditas.
  • Foi casada com o cantor Agostinho dos Santos.
  • Elzinha era dona de uma voz doce, de afinação irretocável. foi por muito tempo, com Isaura Garcia, a mais destacada cantora do elenco fixo da rádio e TV Record que, ao lado de Neide Fraga, Dircinha Costa e Alda Perdigão, era escalada nos musicais de rotina das duas emissoras.
  • Aos dez anos já se apresentava cantando na Rádio Clube de Bauru. Professora pela escola normal de Bauru, foi mais tarde para São Paulo SP, onde começou a cantar na Rádio Cruzeiro do Sul (depois Piratininga). Numa falta da cantora Leny Eversong no programa Blota Junior, Elza foi solicitada a enfrentar o microfone e obteve grande êxito, já que, assim como a colega, cantava bem em inglês. Acabou sendo contratada.

Mais tocadas

Ouvir Elza Laranjeira Ouvir

Biografia

Ver completa >
Elza laranjeira (1925 - 1986) foi uma cantora brasileira. Foi esposa do também cantor Agostinho dos Santos e era uma exímia intérprete de samba-canção e também uma das maiores cantoras ao interpretar as músicas de Dolores Duran. Ela cantou na...

Últimas notícias

Ver mais >