Elton Saldanha atuou, como ator, em "O Tempo e o Vento" e "A Casa das Sete Mulheres", da TV Globo.
Elton Saldanha, ex-presidente da Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) e ex-diretor do Instituto Estadual de Música (IEM), é membro dos Cavaleiros da Paz, Cavaleiros da Amizade, Cavaleiros Sem Fronteiras e fundador do TAPE (Tribo Amigos do Pé no Estribo).
Como membro dos Cavaleiros da Paz, Elton Saldanha já percorreu a cavalo países da América Latina e da Europa.
Elton Saldanha, formado em jornalismo, durante três anos apresentou o programa "Fandango", na TV Educativa.
Considerado um dos principais ícones da música nativista, o cantor e compositor Elton Saldanha fez o encerramento da I Mostra de Cultura (outubro/2009) com show especial na Praça de Alimentação do Shopping do Porto - Camelódromo, Porto Alegre/RS. Elton aceitou
convite da administração do Shopping por considerar
"muito significativa" a iniciativa de levar a cultura gaúcha ao centro da Capital. Em seu repertório, músicas recentes e também consagradas, como:
"Bailanta do Tio Flor"; "Castelhana", "Eu Sou do Sul" e "Entrando no M'Bororé", entre outras.
Ao todo, Elton Saldanha é autor de mais de 800 canções, gravadas em 16 discos (CDs). Seu talento é comprovado com os mais de 200 troféus conquistados em festivais regionais.
Elton Saldanha mudou-se para Porto Alegre, trazido pelo também cantor Juarez Bittencourt. Formou-se em jornalismo.
Apresentou, durante três anos o programa "Fandango" na TVE-RS e "Buenas Tardes Tchê", na Rádio Rural. Como ator, participou da minissérie A Casa das Sete...