×

Biografia de Elisa

Elisa Toffoli nasceu em 19 de dezembro de 1977 em Monfalcone, na província de Gorizia. Em 1991 ela fez sua estréia cantando ao vivo com a banda Seven Roads, pouco depois de abandonar os seus estudos, começou a trabalhar na loja de sua mãe cabeleireira.

Um encontro que proporcionou uma mudança importante em sua vida foi o de Elisa com Caterina Caselli, em 1995. Caselli, após ouvir um teste decide colocar Elisa sob contrato. Dois anos depois passa para Elisa Berkley, nos Estados Unidos onde, juntamente com Corrado Rustici, entre outros produtores de Zucchero ela trabalha na estréia do álbum Piper & Flowers. Em maio de 1997 saiu o primeiro single: Sleeping In Your Hand (Dormindo em seus braços) e o álbum saiu em setembro. Elisa é premiada no P.I.M. (Premio Italiano della Musica), como melhor revelação do ano e ganhou o Prêmio Tenco.

Em 2000, saiu o seu segundo álbum Asile's World (o mundo do asilo, Elisa de trás para frente), prevista pelo solo Gift, uma canção dedicada à sua mãe. Em 2001, Elisa participa em Sanremo com a música, composta com a ajuda de Zucchero, Light (tramonti a nordest), sua primeira canção em italiano. Imediatamente após Sanremo, Elisa republica "asilo do Mundo" no novo projeto, que além de Luz apresenta o seu "original" em Inglês contendo um remix da mesma peça intitulada do disco. Em 9 de novembro faz seu terceiro álbum: "Depois vem o sol". No mesmo ano, Elisa é eleita como a melhor cantora pela MTV (Music Awards European) em Frankfurt e ganha uma Viene Premiata Italiano Music Awards como melhor artista feminina, melhor composição única e melhor música.

2002 é um ano cheio para Elisa, em fevereiro, durante o encerramento das Olimpíadas de Inverno de Salt Lake City (E.U.A.) ela canta uma versão reorganizada de um jazz, uma inovação de Mameli; em maio, ela participa do concerto de Dia e Pavarotti & amigos e em novembro estreou no Teatro Massimo di Palermo com uma música de Giovanni Sollima, um trabalho dirigido por Marco Baliani e letras de Roberto Alajmo e Ellis Island. Em 2003, Elisa reinterpreta "Pelo menos você no Universo", que passou a fazer parte da trilha sonora do filme "Lembrar-me" de Gabriele Muccino. Em novembro do mesmo ano sai com o álbum "Lotus", antecipado pela canção Broker.

Em 2004 surge o álbum "Pearl Days" antecipado pelo solo "Juntos". Em 2005, Elisa fez um tour pela Itália (Lotus, Pearl Days Tour) em 10 de Setembro, com o apoio do mega concerto de Ligabue, que se realizou em 10 setembro no Campovolo de Reggio Emilia. No mesmo ano, surgiu o solo "Swan" e também a canção "Um poema para você", que fez com que Elisa ganhasse o prêmio de Lunezia como melhor autora do ano por valor musical-literário da peça.

Em Fevereiro de 2006, Elisa faz um dueto com Tina Turner no solo "Teach Me Again". Em 2006 surge o álbum Soundtrack'96-'06, que contém os maiores sucessos de Elisa e quatro inéditas: "Stay", "Qualcosa che non c'è", "Eppure sentire (un senso di te)" para a trilha sonora do filme "Manuale d'amore" e capítulos subsequentes "Gli ostacoli del cuore", o único escrito para ela e por Luciano Ligabue. A contribuição de Ligabue na canção não foi limitada a escrever apenas letra e música.Na verdade, Luciano cantou em um dueto com Elisa.