×

Biografia de Edith Marquez

Edith Marquez é uma compositora, cantora e atriz mexicana. Ela nasceu em 27 de janeiro de 1973 no México, sua voz cativou o público desde o início de sua carreira.

Desde o início de sua carreira Edith esteve ligada a vários escândalos. Contudo hoje em dia é considerado uma das vozes mais bonitas da América Latina e uma das principais representantes do gênero pop mexicano uma mescla de balada, bolero e ranchero.

A força e a paixão com que interpreta cada canção se tornou sua marca registrada, de modo que Edith Marquez encontrou seu próprio estilo para se distinguir de outros cantores.

Aos 9 anos de idade em 1982, inicou sua carreira no mundo da arte quando participau do Festival Infantil "Vamos brincar de cantar" com o nome de Heidi, e ganhou o primeiro lugar.

No ano de 1984 no programa de concurso XETU ganhou o primeiro lugar no concurso "Canta, Canta" ao lado de Pedro Fernandez.

Após esta parte começa a aparecer como convidada em diversos programas diferentes da música e festivais. Sua carreira continua a entrar na arte Centro de Educação Televisa e logo parte das audições para o Teatro Vaselina, entrando ao mesmo, mas sem um caráter definitivo.

Em 1987 Edith inicia gravações para Televisa no "Single Dad" ao lado de César Costa, que iria ao ar no mesmo ano e permanecer mais de sete anos.

Em dezembro de 1987, é chamada para juntar-se ao Timbiriche grupo em que foi parceira de Erick Rubin, Diego Schoening, Alix Bauer, Thalia, Paulina Rubio, Bibi Gaytán, Eduardo Capetillo, Patty Tanúz, Claudio Bermudez e Sílvia Campos, que abrange o lugar de Mariana Garza.

O primeiro ano do grupo foi muito difícil para a cantora uma vez que não foi bem recebido pelos membros do grupo, mas após o ano tudo foi diferente, a cantora conquistou o respeito de seus colegas.

Sua permanência no grupo inclui dois "Timbiriche VIII - IX" e "Timbiriche 10", com canções como "Passos", "I love you" e "Eu não sou mais", entre outros

Depois de deixar o grupo, Edith Marquez intercambia sua carreira com pequenas participações em novelas como Agujetas de color de rosa, Sentimientos Ajenos e El Privilegio de Amar e em alguns capítulos de Mujer Casos de la Vida Real.

Edith Marquez lança em 1998 seu primeiro álbum a solo intitulado "Facing You" produzido por Jorge Avendaño, onde independente de sucessos como "Meu Erro Minha fantasia", "olhar", "Ao falar com você", "Porque eu ficar sem você ", aqueles que conseguiram registrar no topo por mais de três semanas cada.

O álbum vendeu mais de 350.000 mil cópias e já permitiu que mais de 100 apresentações na aldeia paliçadas e teatros em todo o interior do México. Esta produção, lhe rendeu disco de um ouro e platina dupla. Este sucesso permitiu-lhe viajar para Chile e Argentina para a promoção de seu álbum.

Esse sucesso levou a Edith Marquez para dividir o palco e cantar um dueto com personalidades como Vicente Fernandez e Manzanero Armando, com a qual ela também gravou em dueto a famosa canção "Não".

Dado o seu sucesso, Cristian Castro gravou seu segundo álbum, "Caress of Heaven", em 1999, para promover os singles são "Acostumbrame céu," This Time "e" Nuvens Negras", sem uma única campanha publicitária conseguem alcançar a cifra de 120 mil cópias em 2 meses após ser lançado, o disco havia vendido 200 mil cópias apenas no México.

O lançamento foi no Metropólitan Theater, sendo esta a primeira vez que Edith apresentou-se nesse recinto, com capacidade de mais de 2.500 pessoas fazendo um full house.

Essa conquista alcançou um recorde de ouro e platina pelas altas vendas que ultrapassaram 200 mil unidades.

Em fevereiro de 2001 ela foi convidada para o Festival de Viña del Mar, como parte do júri, além de cantar duas canções de seu primeiro álbum: Mi Error, Mi Fantasía, Mirame; e o tema deste álbum 'Acostumbrame Acostúmbrame al Cielo', sucesso na Sul América.

Após o sucesso de suas duas primeiras produções, inicia a gravação de seu terceiro álbum de estúdio intitulado "Extraviate" durante o mês de julho de 2001, no estudo de 19 e estudo 201 em Cidade do México e misturado no estúdio de som da assinatura de San Diego Califórnia, sob a Jorge Avendano Lührs produção.

O estilo musical do álbum mantém um equilíbrio entre o pop atual balada com um toque mexicano que ela sempre defendeu, incluindo também rumbas, que dão um grande equilíbrio para essa produção.

O primeiro single a promover é "My Name", escrito pelo compositor Guillermo Plata.

Nesta produção incluiu a participação de Pepe Aguilar, produzindo o tema ¿Qué Más?, Escrito pelo mesmo Aguilar, Monarrez Jesus e Juan Manuel Pernas.

Em 2003, Edith Marquez está posicionada como uma das melhores vozes, no México e é por isso que um dos maiores compositores de língua Juan Carlos Calderón produziu o quarto álbum de Edith chamado "¿Quién Te Cantará?", em que Edith Marquez executa as mais famosas canções, deste compositor com um estilo pessoal e novas modalidades do mesmo autor.

Este disco conseguiu, sem publicidade, alcançar o disco de ouro em menos de um mês depois de ser liberado para venda.

Esse sucesso permitiu Edith Marquez em março/2004 pisar no Teatro Metropolitano, com capacidade de mais de 2.500 pessoas fazendo uma casa cheia nesta apresentação foi um grande sucesso, convidou várias personalidades do mundo da música: o mestre Juan Carlos Calderón, Jorge Avendano, Juan Carlos Paz y Puente.

Em maio de 2004, foi lançado em show ao vivo, e foi transmitido no canal Ritmoson Latino.

Mais tarde, em 2005, veio em formato DVD intitulado "Edith Marquez" do Teatro En Concierto Metropólitan.

O disco de tributo a Juan Carlos Calderon vende mais de 130 mil cópias sem a publicidade atingiu a platina.

Para 2005, Edith lança seu quinto álbum solo "Cuando Grita La Piel". Gravado na cidade de Miami, Flórida, produzido pelo compositor e produtor pop Kike Santander.

O álbum tem uma curva bastante diferente do anterior, sendo 4 álbuns pop do gênero principal do álbum, expressa nas músicas "The New You", "How to Reset Your Love", "Where is the Love". A falta de amor é o tema principal dos três primeiros discos de Edith Marquez.

Além de incluir nos Estados Unidos uma faixa bônus, devido ao sucesso de "From The Moon" da telenovela Peregrina interpretado por Edith. O disco permitiu que a cantora ficasse conhecido nos Estados Unidos.

Para 2007, a cantora mexicana Edith Marquez voltou ao palco musical com seu sexto álbum "Memorias del Corazón", que marcou o retorno do solista no palco, após dois anos de ausência. É um álbum que reúne os artigos que foram bem sucedidos nas vozes de outros artistas e também inclui quatro faixas inéditas.

O álbum alcançou disco de ouro e Platina, por mais de 120.000 mil cópias vendidas, (três semanas de lançamento) e que se manteve entre os mais vendidos e de acordo com a lista de vendas mais importante país, Edith Marquez é a artista mais vendida atualmente unidades em toda a República Mexicana.

O oitavo álbum de Edith Marquez, intitulado Passions de Cabaret, traz uma grande seleção de 11 sucessos que marcaram diferentes épocas Música, realizado pelo estilo sensual e original de Edith Marquez em uma atmosfera mágica através dos arranjos e música que deu vida ao cabarés da América Latina em sua época de ouro, estas canções têm sido interpretadas por cantores, como: Alejandro Sanz ("Partes do Coração"), Ana Belen ("Resíduos"), Joan Sebastian ("Secret Love") e outros de que segue o primeiro single,
"Veneno En La Piel" de Radiofutura... o álbum já vendeu mais de 120 mil cópias, assim Edith ganhou seu registro ouro em 23 de julho no programa "é Night & Legue já e também é disco de platina pelas vendas altas.

Em meados de Setembro de 2008, veio uma nova reedição do show acontecido em 2004 a nova versão inclui CD e DVD, e menos de um mês depois de ser liberado para a venda, esta versão foi colocada em sétimo lugar no top ten de uma das lojas de discos mais famosos do país, bem posicionada também no top 20 álbuns mais vendidos do México.

Edith Marquez é proprietária de um tom de voz peculiar. Considerada um Mezzo dramático-soprano que alcança alturas difíceis de se imitar (4 oitavas). Edith Marquez está posicionada como uma das 5 melhores vozes na América Latina.