O Edguy surgiu em 1992 na Alemanha, quando Tobias Sammet se cansou de apenas coverizar bandas como Kiss e AC/DC. Baixista, tecladista e vocalista, o jovem rapaz decidiu formar uma banda para fazer composições próprias e chamou para a sua primeira formação Jens Ludwig (guitarra,vocais de apoio), Dirk Sauer (guitarra,vocais de apoio) e Dominik Storch (bateria). Com a banda e as composições já prontas resolveram gravar uma demo em 94. O resultado acabou em duas demo-tapes: "Evil Minded" e "Children of Steel".
A princípio, o som da banda era algo mais cru e com muita inexperiência por parte dos músicos. Em 1995 entraram no Toxic Beat Studios, em Fulda, e com a ajuda do engenheiro de som Sven Rowoldt gravaram em apenas 2 semanas o disco independente Savage Poetry. Com uma tiragem de apenas 1.000 cópias, eles enviaram algumas dessas para as gravadoras analisarem, e venderam o restante com o intuito de obterem algum retorno financeiro. A gravadora AFM Records decidiu dar uma chance aos 4 rapazes. Logo após assinarem o contrato, foi discutida com a gravadora a intenção de lançarem "Savage Poetry", mas a gravadora se recusou alegando que era um disco pouco profissional.
Em 1997 sai Kingdom of Madness, o primeiro álbum oficial da banda. Álbum apresenta-se muito bom tecnicamente, contando com excelentes músicas Wings of a Dream, Deadmaker, When a Hero Cries, Heart of Twilight entre outras.
A turnê de divulgação do álbum Kingdom of Madness foi curta e teve apenas poucos shows para divulgar o álbum,essa turnê foi a ultima com Tobias Sammet tocando baixo em shows.
A turnè do Kingdom of Madness marca também pois essa foi a última turnê com músicas do Savage Poetry e das demos nos sets lists.Pois de 98 em diante a banda nunca mais voltou a tocar essas canções,segundo Tobias as músicas dos primeiros albuns eram muito ruins,fracas,chatas e ficavam horríveis ao vivo,isso se deve também ao fato de que a banda era um quarteto com jovens de apenas 20 anos e não dava para reproduzir com muita qualidade os albuns de estúdio visto que não tinham um tecladista nos shows e Tobias não tinha tanta facilidade em cantar devido a falta de experiência,técnica,etc. e ainda por cima tinha que tocar baixo.
Depois da turnê as únicas músicas que continuaram tocando nas turnês seguintes foram:"Deadmaker" e "Wings Of a Dream" do Kingdom of Madness.