×

Biografia de Ed Kuepper

Ed Kuepper (Edmund Kuepper nascido em Bremen, Alemanha Ocidental, 20 de dezembro 1955) é um guitarrista australiano, vocalista e compositor.

Ele foi co-fundador da banda Punk seminal The Saints, o post experimental-punk grupo Laughing Clowns e mais tarde, o grunge, como O aints.

Ele também gravou mais de uma dúzia de álbuns em nome próprio, com uma variedade de bandas de apoio, nomeadamente Ed Kuepper e o Yard Goes On Forever, Ed Kuepper e sua
Oxley Creek Playboys, Ed Kuepper e do Instituto de Nude Wrestling, O Universo de Exploding Ed Kuepper, Ed Kuepper e os imperialistas Nova e atualmente Ed Kuepper e do Coletivo Kowalski.

Kuepper foi premiado ARIAs em 1993 e 1994 de Melhor Lançamento independente australiano (e nomeados para os prémios semelhantes em 1992, 1995, 1996, 1997 e 1998). Ele foi um dos artistas mais prolíficos da Austrália de gravação no início dos anos noventa.

Nos últimos anos Kuepper esteve envolvido em soundtracking drama de rádio e filmes experimentais. Ele visitou a Austrália ea Europa realizando semi-música improvisada a alguns desses filmes sob a bandeira da MFLL. Espaços incluído O Instituto de Arte Moderna (Rio), Sydney Opera House, o austríaco Film Museum (Viena) e da Fundação Cartier (Paris), onde Kuepper tem a distinção de ser o músico de rock só de ser convidado para tocar além do Velvet Underground.

2007 viu o lançamento de Jean Kuepper Lee e o álbum Yellow Dog, que foi inspirado pela história de Jean Lee, (última mulher enforcada na Austrália), e apresenta, entre outras, performances por Jeffrey Wegener (Laughing Clowns), Peter Oxley (Sunnyboys ), Warren Ellis (Dirty Three), e Chris Bailey (The Saints).

Após uma extensa turnê em 2008, abrindo para Nick Cave and the Bad Seeds Kuepper se juntou a este grupo como um guitarrista de turismo sobre a saída do membro fundador Mick Harvey no início de 2009. Este ano também relançou Kuepper Prince Melon Records.