×

Biografia de Ed Carlos

Edcarlos Conceição Santos (Salvador, 10 de Maio de 1985) é um futebolista brasileiro que atua como zagueiro. Atualmente joga pelo Sport Club do Recife.

Zagueiro dono da camisa 4 são-paulina por um bom tempo, Edcarlos foi revelado pelas categorias de base do São Paulo Futebol Clube e foi profissionalizado pelo então técnico Émerson Leão para integrar a equipe que sagrou-se campeã paulista de 2005. Perdeu espaço na equipe titular para Alex quando foi defender a Seleção Brasileira Sub-20. Quando Alex se lesionou, Edcarlos voltou a disputar quase todas as partidas. Chegou a fazer a fazer testes para jogador no Grêmio em Porto Alegre, onde foi reprovado, passando dois meses em Camaquã, cidade do interior gaúcho jogando pelo Guarany local.

Era um atleta que dividia a torcida em relação a suas atuações. Teve em 2005 seu melhor ano, ao ser titular do Mundial de 2005 e um dos destaques da final contra o Liverpool FC, que resultou em título para o São Paulo. No ano seguinte, teve bom desempenho na Copa Libertadores, marcando gols contra Estudiantes e SC Internacional.

Já foi convocado algumas vezes por categorias de base da Seleção Brasileira. Fez parte da equipe que ficou em terceiro lugar no Campeonato Mundial Sub-20 em 2005, nos Países Baixos.

Em agosto de 2007, assinou por quatro temporadas com o Benfica, de Portugal. Entretanto, um ano depois o zagueiro foi emprestado ao Fluminense [1] pelo período de um ano e meio, até o fim de 2009. Começou bem, marcando inclusive um gol no clássico contra o Botafogo aos 46 minutos do segundo tempo e obteve a vaga de titular com a saída do zagueiro Thiago Silva para o Milan para a temporada de 2009. No entanto, teve atuações desastrosas no Brasileiro de 2009 e terminou afastado do elenco que estava virtualmente rebaixado em 2009. No fim, o Fluminense acabou se livrando do rebaixamento mas seu contrato não foi renovado.

Em dezembro de 2009 terminou seu contrato de empréstimo com o Fluminense e retornou para o Benfica onde foi mais uma vez emprestado, desta vez para o Club Deportivo Social y Cultural Cruz Azul para a temporada 2010.

Dia 19 de julho foi emprestado para o Palermo até o fim de 2010. Em 2011 Jogou pelo Fiorentina.

Em 9 de agosto de 2011 foi emprestado ao Grêmio até o fim daquele ano. O Gerente de Futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, informou que, como o contrato de empréstimo do jogador estava encerrando em 31 de dezembro de 2011, este não seria renovado.

Em 6 de fevereiro de 2012 o diretor de futebol do sport Guilherme Beltrão, em entrevista confirmou à contratação de Edcarlos.