Dumbo é um filme estadunidense do gênero animação produzido pela Disney em 1941 e baseado em obra de Helen Aberson e Harold Perl.
É o quarto longa-metragem de animação dos estúdios Disney. O personagem principal é Jumbo Jr., um elefante antropomórfico que é cruelmente apelidado de Dumbo (em Inglês, "estúpido"). Ele é ridicularizado por suas orelhas muito grandes, mas descobre que pode voar utilizando-as como asas. Seu único amigo é o um rato, chamado Timóteo, esse fato parodia o medo de elefantes a ratos.
O filme foi dirigido por Ben Sharpsteen, produzido por Walt Disney e escrito por Otto Englander, Joe Grant e Dick Huemer. Dumbo era um exercício deliberado de simplicidade e economia para o estúdio Disney, hoje considerado um clássico da animação.
As cegonhas chegam, como todos os anos, no circo para entregar os bebês às suas mães. Sra. Jumbo, uma elefante, descobre que seu pequeno tem orelhas grandes, todos os seus colegas não param de rir de seu bebê, mas a Sra. Jumbo sempre o defendeu a ponto de ser confinada para enfrentar qualquer um que zomba de sua prole .
O Dumbo pouco, abusado e ridicularizado por todos os seus pares, apenas com a ajuda de um pequeno rato chamado Timóteo, que decide fazer dele uma estrela do circo.
Dumbo foi lançado nos cinemas dos EUA em 23 de Outubro de 1941 e foi re-lançado em 1949, 1959, 1972 e 1976; no Brasil foi lançado em 17 de Novembro de 1940; em Portugal foi lançado em 30 de Novembro de 1942.
O filme foi o primeiro longa-metragem animado da Disney a ser lançado em home video e tambem lançado na coleção de vídeos Walt Disney Classics em 1985. Esse lançamento foi seguido de duas versãoes remasterizdas em: 1986, 1989, 1991 (Coleção Clássicos) e 1994 (Coleção Masterpiece). Em 2001, uma edição especial de 60 anos foi lançada.
Em 2006, uma edição "Big Top" da animação foi re-lançada em DVD.