O Brasil foi contemplado com a turnê de "FOCUS" em abril de 2004, quando Dulce Pontes lotou casas de espetáculos em Porto Alegre, Rio de Janeiro e São Paulo, com imenso sucesso de crítica e público.
Em 1991, Dulce Pontes recebeu o prêmio principal do Festival da Canção, bem como o prêmio de melhor interpretação, com o tema "Lusitana Paixão", título também de seu primeiro álbum.
Dulce Pontes, dedicou sua vida aos estudos artísticos,
tendo sido matriculada, aos sete anos de idade, no Conservatório Nacional de Lisboa.
Dulce Pontes representou Portugal no Eurovision Song Contest, em 1991, obtendo o oitavo lugar, melhor colocação até então obtida por um artista português.
No Brasil, Dulce Pontes tornou-se conhecida pelo tema
"Canção do Mar", regravação da canção gravada por Amália Rodrigues e que veio a se tornar o tema de abertura da novela "As Pupilas do Senhor Reitor", uma adaptação do romance homônimo do escritor lusitano Júlio Diniz produzida pelo canal SBT.
A estréia de Dulce nos palcos foi no musical "Enfim Sós", sucesso de 1988 para o qual ela foi indicada após ter sido selecionada em uma audição para trabalhos em publicidade pelos Estúdios Namouche.
Nascida no Montijo, nos arredores de Lisboa, do outro lado do rio Tejo, em 1969, a menina Dulce Pontes foi introduzida na tradição do fado por seu tio Carlos Pontes, fadista e amante das corridas de touros. Aos sete anos...