Drowned é um grupo musical brasileiro, de estilo Death Metal, surgido em Belo Horizonte em 1994.
Após alguns problemas iniciais de formação, somente em 1998 Drowned gravou a sua primeira demo, com as músicas "Where dark and light divide..", "Learn to obey" e "Words from the pit". Naquele momento, a banda contava com Fernando Lima (voz), Thiago Rodrigues (guitarra), Marcos Amorim (guitarra), Rodrigo Nunes (baixo) e Beto Loureiro (bateria). O trabalho obteve boa repercussão nacional e rendeu participações em algumas coletâneas brasileiras.
Em março de 2000, após a troca de Thiago Rodrigues por Rafael Porto, a banda acertou com o selo mineiro Cogumelo Records a gravação do seu primeiro álbum, "Bonegrinder", e em seguida partiu para sua primeira excursão nacional. A turnê foi interrompida devido ao grave acidente de automóvel sofrido pelo guitarrista Marcos Amorim, sendo retomada apenas no início de 2002.
Com a volta do guitarrista, a banda lançou o mini-álbum "Back from Hell" e iniciou uma nova excursão, começando por Belo Horizonte e passando novamente por diversas regiões do país. Em fevereiro de 2003 foi gravado o segundo álbum completo da Drowned, "Butchery Age", com 12 faixas e produção de alto nível, levando a banda a ser uma das primeiras do gênero no país a tem um circuito de shows programado e controlado, mesmo sem o respaldo de uma gravadora multinacional. O lançamento de "Butchery Age" teve 27 apresentações em todo o Brasil, mas resultou em mais uma mudança de formação, com a saída de Rafael Porto e a entrada de Kerley Ribeiro.
Em agosto de 2004 a banda entrou novamente em estúdio para gravar "By the Grace of Evil", seu terceiro trabalho completo, com 10 faixas, lançado em dezembro daquele ano. O álbum mostrou um Drowned com as mesmas raízes, porém mais variado e mais musical. O tour de lançamento, mais uma vez iniciado por Belo Horizonte, teve o registro das imagens do primeiro vídeo da banda, "AK-47", que foi editado por Pablo Menna e foi ao ar nos principais programas de Rock da televisão brasileira.
Em 2005, além de uma histórica apresentação para cerca de 30 mil pessoas em Brasília,no evento Porão do Rock, a banda gravou imagens para seu segundo vídeo, "The son will not return", e em seguida participou do show comemorativo dos 25 anos da Cogumelo Records, em Belo Horizonte, que foi registrado pela Rede Minas e foi ao ar em especial dedicado ao evento, além de render o EP "By the Evil Alive".
Após nova mudança de formação, com o baixista Rodrigo Nunes sendo substituído por Wesley Ribeiro, foi gravado o álbum "Bio-violence", em junho de 2006. Enfocando temas atuais, sobretudo violência e conflitos, imperialismo e Brasil, o álbum traz uma maior variação rítmica e complexidade nos arranjos, sem abrir mão do peso e agressividade característicos do Drowned.
Em setembro de 2006, o Drowned iniciou o tour de divulgação de "Bio-violence", passando por 5 países europeus entre março e abril de 2008 (Alemanha, Bélgica, República Tcheca, Áustria e Suíça). Para o álbum a banda ainda editou 3 vídeos (Bio-Violence; The fossil Target e New Rome Arises).
A banda completou 10 anos de existência ininterrupta em 2008 e para comemorar, disponibilizou diversos materiais raros em seu site, para download gratuito dos fãs.
Em 2009 a banda lança pela Cogumelo Records o álbum Box of Bones, contendo gravações de diversas épocas da banda, além de um DVD bônus, com material coletado durante as tours da banda.