Dreamgirls (br: Dreamgirls - Em busca de um sonho) é um drama musical norte-americano de 2006, dirigido por Bill Condon, e lançado pela DreamWorks e pela Paramount Pictures.
Dreamgirls venceu três prêmios Globos de Ouro em 15 de janeiro de 2007: Melhor filme - comédia ou musical, Melhor ator coadjuvante em um filme (Eddie Murphy) e Melhor atriz coadjuvante em um filme (Jennifer Hudson). Foi também o filme com mais indicações para os prêmios Oscars de 2007, com oito indicações em seis categorias, embora entre elas não estivesse a de Melhor Filme. Destas oito indicações, o filme venceu duas: Atriz Coadjuvante (Jennifer Hudson) e Efeitos Sonoros.
É um musical ambientado nas décadas de 1960 e década de 1970 com um elenco predominante afro-americano. É adaptado do premiado musical da Broadway de mesmo nome de 1981, que é baseado na história da criação da Motown Records. O filme mostra a evolução do R&B durante as épocas do doo wop, soul, funk e disco music.
Contém várias refêrencias a artistas da Motown sobretudo do grupo feminino The Supremes, essas refêrencias são mais evidente no filme. O filme segue as vidas de três mulheres —- Effie White, Deena Jones e Lorrell Robinson —- que são membros do grupo feminino de R&B Dreamettes'. As três começam a fazer sucesso graças ao manipulador empresário Curtis Taylor Jr., que as tranforma em backing vocals para o cantor de soul James "Thunder" Early. O conflito começa quando Curtis sonha em transformar as Dreamettes em Dreams (um grupo com sonoridade mais pop) e coloca Deena para ser a vocal principal do grupo trocando-a por Effie não só como a cantora principal do grupo, mas também como seu interesse romântico.
Elenco Principal:
Jamie Foxx como "Curtis Taylor, Jr." , baseado no fundador da Motown, Berry Gordy Jr.
Beyoncé Knowles como "Deena Jones", baseada em Diana Ross.
Eddie Murphy como "James "Trovão" Early" baseado em James Brown, Little Richard, Jackie Wilson e Marvin Gaye.
Danny Glover como "Marty Madison".
Jennifer Hudson como "Effie White" baseada em Florence Ballard das Supremes, Etta James e Aretha Franklin.
Anika Noni Rose como "Lorrell Robinson" baseada em Mary Wilson das Supremes.
Keith Robinson como "C.C. White", baseado no vice-presidente, cantor e principal compositor da Motown, Smokey Robinson.
Sharon Leal como "Michelle Morris" baseada em Cindy Birdsong, também das Supremes.
Hinton Battle como "Wayne".
Durante todo o filme, uma série de outros números musicais retratado são alusões a artistas reais do R&B, entre eles estão Little Albert & the Tru-Tones (Little Anthony & The Imperials), Tiny Joe Dixon (BB King), The Family Funk (Sly & the Family Stone), e The Campbell Connection (The Jackson 5).