Doces Bárbaros pode ser descrito como uma típica banda
hippie dos anos 70, mas sua característica marcante é a brasilidade e o regionalismo baiano.
O grupo Doces Barbaros surgiu para comemorar os 10 anos de carreira solo dos seus componentes, que pretendiam além de realizar shows, gravar um disco ao vivo e registrar tudo em um documentário.
Depois de 28 anos da estréia do documentário "Os Doces
Bárbaros", do diretor Jom Tob Azulay, em 2004 foi feito o seu relançamento trazendo um misto de nostalgia e empolgação naqueles que presenciaram o sucesso do quarteto formado por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gal Costa e Gilberto Gil.
Em 1994 aconteceu a primeira reunião do grupo, especialmente para homenagear a escola de samba carioca Estação Primeira de Mangueira. A retribuição veio com a homenagem prestada pela Mangueira aos Doces Bárbaros no samba-enredo daquele mesmo ano.
Doces Bárbaros é o nome de um grupo de MPB dos anos 70 formado por Gilberto Gil, Caetano Veloso, Maria Bethânia e Gal Costa.
Inspirada pela criação do designer Marc Valega, os Beatle Juice, caixinhas de suco com nomes dos integrantes dos Beatles, a empresa de design Bistrô resolveu criar uma versão brasileira da idéia, usando como inspiração os "Doces Bárbaros". O resultado foi Os Sucos Bárbaros, uma linha que apresenta os sabores inspirados no quarteto MPB dos anos 70: MaracuGil; GalTaná; AbaCaetano, e BeTâmara.
Gil e Caetano comporam um repertório especial para os shows do quarteto, em junho/1976, Os Doces Bárbaros estréiaram em São Paulo, no Palácio Anhembi, cujos quatro mil lugares mal conteve a multidão de fãs que a cada noite acorria ao teatro para assistir ao show dos Quatro Baianos.
Em dezembro de 2002, os Doces Bárbaros voltaram aos palcos, desta vez para a inesquecível apresentação para mais de 100.000 pessoas que lotaram a Praia de Copacabana (RJ) no encerramento do projeto Pão Music. O evento e seus bastidores foram registrados pelo diretor Andrucha Waddington, e o filme, lançado em DVD pela Biscoito Fino em 2004.
Doces Bárbaros - Caetano Veloso nasceu em Santo Amaro, Bahia, em 7 de agosto de 1942 e, ainda pequeno, mudou-se para Salvador e por ali ficou até ingressar na Universidade para concluir os estudos de Arte.
Seu primeiro album, entitulado...