A Banda Dishwalla, originária de Santa Bárbara na Califórnia, emergiu a partir dos primeiros estágios de Pós-Grunge, é composto por JR Richards (vocal), escocês Alexander (baixo), Rodney Browning (guitarra), Jim Wood (teclados), Jorge e Pendergast (bateria).
Alcançaram notoriedade, logo no lançamento do primeiro álbum, “Pet Your Friends”, em 1995. O seu single era, “Counting Blue Cars”, de acordo com a Billboard Magazine, foi a música mais rodada nas rádios norte americanas no ano de 1996. Isso os fez a ser considerados como uma das bandas mais promissoras do Rock Moderno.
Em 1998, o lançamento do segundo álbum (“And You Think You Know What Life’s About”), no qual experimentaram novas sonoridades, voltando-se um pouco para o Punk. De entre os singles extraídos deste trabalho, o grande destaque vai para a balada “Until I Wake Up”. No entanto o álbum não teve o êxito que esperavam.
Já em 2002, com o lançamento de “Opaline”,o Dishwalla surge com uma nova sonoridade, agora na onda do Pop Melódico, muito elogiado pela crítica, do qual se destacam baladas como “Home” e “Angels Or Devils”.
Em menos de um ano lançaram um novo álbum, com a edição de um registo ao vivo intitulado “Greetings… Live From The Flow State”.
No ano de 2005, o novo trabalho dessa vez leva o próprio nome do Grupo, destaque para “Collide” que estourou ao ser usada no seriado Smallvile.
Em 2008 o vocalista JR Richards se prepara para lançar seu primeiro trabalho solo, mas afirma que a banda continua.