×

Biografia de Dick Farney

Dick Farney, nome artístico de Farnésio Dutra e Silva, foi um cantor, pianista e compositor brasileiro. Contribuiu decisivamente à renovação de música popular brasileira com a incorporação do Jazz em harmonias e estilo.

Dick Farney nasceu no Rio de Janeiro no dia 14 de janeiro de 1921 e faleceu no dia 04 de agosto de 1987.
Filho de pianista e cantora, Dick Farney se tornou pianista clássico, ainda na infância, quando aprendia música erudita com o pai, e a mãe lhe ensinava canto.

Dick tocou peças de Manuel de Falla na Rádio Mayrink Veiga aos quatorze anos. Em 1937 estreou como cantor no programa Hora juvenil na rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro, quando interpretou a canção Deep Purple composta por David Rose, foi levado por César Ladeira para a rádio Mayrink Veiga, passando a apresentar o programa Dick Farney, a voz e o piano. Era dono de um charme, voz, elegância e bom gosto.

Influenciado pelo Pop e Jazz americanos, Farney se tornou o pianista do grupo Swing Maníacos, junto com seu irmão, e o baterista Cyl Farney. O conjunto Os Swing Maníacos formado por Dick, tinha ao lado o irmão Cyll Farney, na bateria, acompanhou Edu da Gaita na gravação da música Canção da Índia, do compositor russo Nikolay Rimsky-Korsakov (1844-1908).

Na Rádio Mayrink Veiga ele teve o seu próprio show: Dick Farney, Sua Voz e Seu Piano e tocou no Cassino da Urca como crooner da Orquestra de Carlos Machado, 1941 a 1944, no tempo em que o jogo era permitido no Brasil.

Como cantor solista, a sua primeira gravação foi em 1946, interpretando samba-canção "Copacabana" (João o Barro/Alberto Ribeiro), isso se tornaria um dos seus clássicos. Ainda em 1946, ele foi para os EUA tocar com Nat Cole, Bill Evans e David Brubeck.

Em 1946 foi convidado para ir para os Estados Unidos, depois do encontro com o arranjador Bill Hitchcock e o pianista Eddie Duchin, no Hotel Copacabana Palace. Fez apresentações na rádio NBC, durante dois meses.

Em 1948 apresentou-se com sucesso na boate carioca Vogue; e fazendo shows ao vivo em Hollywood, Chicago e São Francisco.
Em 1948 foi fundado no Rio, o fã-clube Sinatra-Farney, que admiravam o jazz americano. Uma de suas componentes era Nara Leão (ainda antes de tornar-se cantora).

Dick Farney lançou "Tenderly" naquele período através da Majestic Records.
No Brasil, ele teve sucesso com as canções "Marina",
"Um Cantinho e Você" e "Nick's Bar". No começo dos anos 50, ele fez sucesso com "Alguém Como Tu", "Sem Esse Céu" e "Ranchinho de Palha" (ambos por Luís Bonfá).

Em 1954, ele formou o "Dick Farney e Seu Conjunto" no qual ele tocava piano. Uma fase nova começou neste ano, marcado pela sua associação com Tom Jobim, que anunciou os futuros tempos de bossa nova, com o sucesso de "Teresa da Praia" (Tom Jobim/Billy Blanco) interpretado por Farney e Lúcio Alves.

Farney participou da "Sinfonia do Rio de Janeiro" (Tom Jobim/Billy Blanco) e formou um quarteto de Jazz com o baterista Rubinho, o baixista Xu Viana e saxofonista Casé. O grupo teve sucesso e depois de se apresentar no Teatro Municipal de Rio de Janeiro, gravou um álbum.
Em 1957, ele foi para os EUA onde ele tocou durante um ano em New York, viajando depois para Cuba, República Dominicana, Porto Rico e o Caribe.

Em 1959, ele teve seu próprio show na Tv Record e em 1965, ele e Betty Faria eram anfitriões no show "Dick e Betty" na Tv Globo. Em 1965, Farney lançou um álbum pela Elenco, "Você", um dos seus maiores sucessos.
Em 1971, Farney formou um trio com o baixista Sabá (Sebastião Oliveira da Paz) e o baterista Toninho (Antônio Pinheiro Filho), para uma temporada na boate Flag's.
Continuando gravando e tocando regularmente, o último lançamento de Farney foi o álbum "Dick Farney Ao Vivo"(1986).