O nome do jogo era originalmente planeado ser "Devil May Care", tal como no ditado.
Na mitologia grega, Echidna, era mãe de muitos demónios, tal como Cerberus, o que explica o facto de lançar sementes, que são os seus filhos.
O nome de Sparda, poderá ter sido retirado do Livro o Conde de Monte Cristo, onde o tesouro dado a Dantés por Faria, na versão original é o tesouro dos Spardas.
Se ligares um segundo comando na PS2, durante a batalha do Arkham contra o Vergil e o Dante, o segundo jogador poderá controlar o Vergil. Acontece o mesmo com o estilo Doppelganger, onde o segundo jogador controla a sombra.
O nome dos filhos de Sparda, Dante e Vergil foram retirados do livro a Divina Comédia, por Dante Alliegheri. E o nome de Trish é uma referência a Beatriche, o ídolo de Dante Alligheri.
O jogo foi inicialmente desenvolvido como Resident Evil 4, mas como começou a desenvolver um estilo único, a equipa Little Devil decidiu seguir um rumo diferente.
Dante é um "Caçador de demônios" que cuida de casos sobrenaturais, que seres humanos não conseguem lidar, e tem seu próprio escritório para isto, conhecido como Devil May Cry, em um belo dia, com problemas financeiros, ele recebe a visita...