A banda Destra teve seu embrião em 1997 com o nome de Aquila, pois Ricardo Parronchi era baixista de uma banda de hard rock com o mesmo nome formada ainda por Túlio Regis, ex-oficina G3 (vocal), Dico, ex-Katsbarnea (guitarra), hoje tocando com Catalau (ex-Golpe de Estado) e Victor Alexandre, (bateria). Com o fim da banda, Ricardo Parronchi decidiu montar uma banda de rock progressivo, usando ainda o nome Aquila , já que a idéia do nome tinha sido sua. A proposta era de fazer um som pesado mas com bastante melodia, misturando metal e rock progressivo entre outros estilos como o jazz, mpb e blues. As letras seriam cantadas em inglês e apesar de não serem religiosas, direta ou indiretamente, todas possuiriam uma mensagem cristã.
Demorou 1 ano até que fosse achado os integrantes do que seria a formação para o primeiro registro em estúdio, uma demo intitulada “Out of the game “, que contava com 4 musicas e tinha na sua formação Douglas Vanuchi (vocal), Eduardo Parronchi, irmão do baixista (guitarra), Victor Alexandre (bateria), Ricardo Parronchi (baixo) e Marcos Ian (músico convidado, teclado), logo após a gravação da demo Victor deixa a banda e em seu lugar entra então Fabio Fernandes (ex-Portrait). Com a demo em mãos a banda consegue um contrato com a Megahard Records para um álbum cheio, entretanto devido a algumas divergências a banda muda de selo no meio das gravações e assina com a Destroyer Records, terminando assim as gravações do CD no final de 1999, tendo como co-produtor o guitarrista Heros Trench, (Korzus) e contando ainda com Marcos Ian como convidado nos teclados.
Mudando o nome para Destra, a banda lança então em janeiro de 2000 o seu 1º CD Sea of Doubt, contendo 10 musicas, o trabalho obteve uma ótima repercussão de público e de crítica, sendo muito elogiado por todas as revistas e sites especializados, inclusive no exterior. Após o lançamento do CD, a banda faz vários testes com tecladistas e finalmente consegue um tecladista fixo, Marcelo Saorim, realizando então shows em várias cidades e estados do Brasil, sendo convidada para programas de TV a cabo e de rádio como o BACKSTAGE (do lendário Vitão Bonesso) na BRASIL 2000.
Em 2001, a banda teve uma baixa bastante significativa com a saída do vocalista Douglas Vanuchi, a banda estava com o seu CD praticamente esgotado e com vários shows marcados quando isso aconteceu. Após cumprir alguns compromissos o vocalista deixa a banda definitivamente por questões pessoais e após alguns meses de teste o substituto seria Ricardo Cassau, mas por problemas de agenda ele não ficaria muito tempo na banda. Sem ter mais como adiar a banda chama então José Ricardo (ex-vocalista do Dream Theater cover), como vocalista convidado para cantar em 2 musicas bônus para o relançamento do CD Sea of Doubt. Com ele a banda fez alguns shows e ainda participaria do "Tributo ao Viper e ao Angra", evento que contou com as algumas das principais bandas de metal do país.
Vale lembrar que o Destra foi bastante elogiado pelo próprio André Matos (ex-vocalista do Angra e atualmente no Shaman), sendo citado inclusive em seu site oficial, foi nesse período que a banda começou a ter a idéia de fazer um CD conceitual com vários vocalistas participando. A banda ainda faria vários testes com vocalistas chegando a contar novamente com Ricardo Cassau e Alexandre Silva para alguns shows, então em 2002 começaram a pré-produção da ópera rock “Joe´s Rhapsody” e foi nessa época que a banda conheceu o vocalista Neno Fernando (atualmente no Abstract Shadows), o vocalista participou da pré-produção de algumas músicas, então foi convidado para cantar no clipe da música “You Should Believe “ (esta versão foi incluída no CD da 2º coletânea da Metal Mission) .
Nessa época o tecladista Marcelo Saorim deixa o grupo, sendo substituído em pouco tempo por Maxsuel Rodrigo (Divine Works), que se adaptou rapidamente a banda, participando ativamente das novas composições da banda. O vocalista Neno ainda participou da musica “Dry Way” (para o projeto “The Book of Exodus”, dividindo os vocais com o Ricardo Parronchi) e fez uma pequena participação na música “Mother, Father” para o tributo da banda Journey, já que a maior parte da música foi cantada pelo baixista. Também fez vários shows com o grupo, tendo inclusive uma elogiadíssima atuação no tributo a banda Stryper, que teve no seu cast as maiores bandas de white metal do cenário nacional, mas apesar de ter uma belíssima voz, seu estilo melódico não se encaixava com a banda, que estava tomando um rumo notoriamente mais setentista, que fez com que a banda novamente começasse a procura por um novo vocalista.
Nessa época o baixista Ricardo Parronchi estava gravando a música “Waiting in God” com alguns amigos, que seria a música de entrada do projeto “The Book of Exodus” (já que a banda convidada para o trabalho, o Stauros, não pode participar na última hora, pois uma baixa de 3 membros havia acontecido), quando conheceu um vocalista que chamou a sua atenção justamente por ter um timbre e jeito de cantar que era muito diferente do que ele estava vendo no cenário da época, pois sua voz lembrava muito os vocalistas de hard rock dos anos 70, o vocalista Rodrigo Grecco. Ricardo então o convidou para cantar com ele a música do projeto, o resultado foi tão satisfatório que Rodrigo foi convidado a fazer parte da banda Destra.
Em 2003, a banda saiu da sua antiga gravadora e fechou um contrato com duas gravadoras em parceria (Avantage e Frontline Records), e após a gravação do instrumental e de algumas participações de vocalistas convidados, a gravadora juntamente com a banda resolveu lançar primeiramente uma versão de “Joe´s Rhapsody” (prevista para início de fevereiro) com Rodrigo dividindo os vocais com o baixista Ricardo, mostrando assim a nova fase da banda, não abandonando porem a idéia inicial de lançar esse CD com vários vocalistas com previsão para o segundo semestre de 2004.