×

Biografia de Demetrius

Demetrius (Demétrio Zahra Neto), cantor e compositor, iniciou a sua carreira no final da década de 1950, gravando rocks no selo Young, como Hold me so tight, de sua autoria.

Em 1961 passou para a gravadora Continental, emplacando vários êxitos, entre eles A bruxa (Baby Santiago), em 1964, e Ritmo da chuva (Rhythm of the Rain, de John Gummoe, versão dele próprio), no mesmo ano. Mudando-se para a RCA em 1965, lançou Ternura, sua versão para Somehow it Got to Be Tomorrow Today (Estelle Levitt), versão que faria mais sucesso na voz de Wanderléia, em 1966.

Além de gravar rocks, compôs canções em estilo sertanejo, como O que será que as outras têm que a linda não tem?, grande sucesso com Ari Toledo em 1969, na gravadora Fermata. Entre suas composições que gravou com êxito sobressaem Ei, meu pai (RCA, 1971 ) e Nas voltas do mundo (RCA, 1973).

O cantor Demetrius nasceu em 28/03/1942, em Jacarepaguá/RJ. Seus pais mudaram-se para São Paulo quando Demetrius tinha apenas 6 meses de vida.

Demetrius estudou no Colégio Ateneu Paulista de Campinas como aluno interno; no Colégio 7 de Setembro, no Colégio Paulistano, no Colégio Paes Leme e no Colégio Alfredo Pucca. Estes todos em São Paulo, Capital.

Sua primeira professora chamava-se Fidalga, e foi ela quem lhe deu os primeiros ensinamentos e de quem ele lembra com muito carinho e saudade. Cursou até o 2º ano colegial, quando iniciou sua carreira artística, interrompendo aí os estudos.

Seus ídolos na adolescência e juventude foram Elvis Presley, Cauby Peixoto, Ângela Maria e Tito Madi.

Em 1960, quando cantava em uma festa de aniversário, músicas de Elvis para seus amigos, foi convidado por Miguel Vaccaro Neto, disc jockey da Rádio Pan-americana de São Paulo (hoje Jovem Pan) e diretor da gravadora Young, para gravar um disco. A música, de autoria de Hamilton Di Giorgio, intitulada Hold Me So Tight, logo apareceu como bem executada nas emissoras de rádio de São Paulo.

No ano seguinte, 1961, indicado por Genival Melo a Nazareno de Brito, diretor artístico da Gravadora Continental e grande compositor, assinou contrato e gravou a versão que fez para o português da música Corinna Corinna, que logo transformou-se num dos maiores sucessos daquele ano entre os jovens de todo o Brasil.

As apresentações em televisão, entrevistas em rádio e revistas e inúmeros shows que fazia, rapidamente transformaram Demetrius num dos maiores ídolos da juventude do país.

Logo sucederam-se mais gravações de long plays e compactos, que rapidamente eram transformados em grandes sucessos. Assim ocorreu com Rock Do Saci (de Tony Chaves e Baby Santiago), O Amor Que Perdi (versão de Fred Jorge para a música Runaway), Chega, versão que fez para Making Love e O Ritmo da Chuva, também versão sua, que consagrou-o em todo o país como letrista e intérprete. Esta gravação, feita em 1964, nunca deixou de ser vendida e executada nas emissoras de todo o país, até os dias atuais, há 42 anos!

Quando surgiu o movimento Jovem Guarda, Demetrius gravou seu novo sucesso, de autoria de seu colega e amigo Roberto Carlos, a música Não Presto Mas Te Amo, que alcançou as paradas de sucesso do Brasil inteiro.

Casado e pai de três filhos, Demetrius começou,com o passar do tempo, a dar mais atenção à sua carreira de compositor. Suas canções passaram a ser cantadas também nas vozes de seus colegas brasileiros e de outros países.

Na fase dos festivais, esteve presente a vários deles com suas músicas.

Em 1967, compôs Minha Gente para o III Festival da Música Popular Brasileira (TV Record); em 1968, Joana Maria, O Sertão (TV Excelcior); em 1970, Oferta (TV Globo), etc.

Em 1981, afastou-se da carreira artística para dedicar-se a outros afazeres,o que durou até o ano 2000.

Seu passatempo preferido desde a infância (e até os dias de hoje) é a pescaria, onde pode, diante da natureza, inspirar-se e passar seus melhores momentos.

O incentivo contínuo de seus amigos e familiares, somado ao carinho com que é cercado por seus fãs, fazem com que agora, após mais de 20 anos de afastamento, Demetrius retorne ao disco e às atividades artísticas. Deixou seu barco de lado, e gravou em São Paulo, no ano 2000, na Gravadora Zan-Brasidisc, um CD, que é uma coletânea de alguns dos seus maiores sucessos, além de algumas canções inéditas.

Demetrius está empolgado com seu novo trabalho, principalmente pelo fato de poder mostrar aos mais jovens o que vem fazendo no decorrer de toda a sua carreira artística.

Alguns cantores que gravaram músicas de Demetrius:
Antônio Marcos, Altemar Dutra, Ary Sanches, Ary Toledo, Fernando Mendes, Francisco Petrônio, Gilberto Reis, Herondy Bueno, Jerry Adriani, Lindomar Castilho, Luís Américo, Nalva Aguiar, Nonô e Naná, Paulo Sérgio, Pedro Paulo, Ricardo Braga , Roberto Barreiros, Roberto Carlos, Ronnie Von, Valdirene, Vanusa , Wanderley Cardoso, Wilson Miranda