×

Biografia de Delpht

Delpht (BRA) - Melodic Progressive Metal

O Delpht surgiu em 1994, quando os guitarristas Rodrigo Cruz, Luis Casadio e o baterista Alexandre Callari se conheceram por intermédio de amigos em comum e, descontentes com seus conjuntos anteriores, resolveram montar uma banda. Para completar o time, Casadio convidou dois conhecidos seus, o baixista Felipe Carvalho e o tecladista Marcel Milano. O nome Delpht, que representa um personagem viking, foi criado pela própria banda, inspirado na cidade holandesa Delft, pátria do pintor Werner Van Deft. Em 1995, o vocalista Ronaldo Simolla foi convidado a se juntar à banda. Logo a seguir, a caráter de teste, o Delpht gravou alguns ensaios e iniciou uma série de pequenos shows por São Paulo. Confirmando o bom momento vivido, a banda foi convidada por um selo independente para participar da coletânea “Falange Rock II”, na qual gravou duas faixas: “A Prayer For The World” e “Lost In The Ocean”. Enquanto a faixa “A Prayer For The World” foi incluída durante alguns meses na programação da 89 FM - São Paulo, no programa “A Vez do Brasil” (dedicado ao underground), motivos pessoais levaram o tecladista Marcel Milano a deixar o grupo, sendo substituído por Douglas Baldan.

Após quase um ano de preparação, a banda iniciou em maio de 1997 a gravação do CD-demo “Far Beyond...”, produzido por Marcelo Pompeu (Korzus) e pelo próprio Delpht e, em 1998, Alexandre e Ronaldo partiram para a Europa a fim de divulgarem seu trabalho, passando pela Alemanha, França, Holanda, Bélgica e Inglaterra (neste último, fazendo uma jam em Londres, no show do guitarrista Le Burn). De volta ao Brasil, divergências musicais e pessoais quase decretaram o fim da banda, que acabou por se desmembrar, deixando apenas os próprios Alexandre e Ronaldo.

Prontamente, a dupla reuniu novos músicos: Daniel Bonanni (que assumiu tanto o baixo quanto os teclados) e Patrick Graue (guitarras), e deu início à pré-produção de ser primeiro CD. Posteriormente, a banda fechou um acordo com as gravadoras Laser Company e Die Hard Records, que concordaram em produzir o trabalho em parceria e no ano 2000, finalmente, as gravações de “Screams Of Ice” começaram. Além da faixa-título, dividida em três partes (Enemies, The Screams e Revenge), que conta a história do personagem Delpht, o CD ainda tem as canções “Ride Of The Valkyries”, “Till The End Of Time”, “Are You Still Smiling”, “Professional Puppets” e “Forever In The Unknown”; além de contar com participações mais do especiais de músicos nacionais e estrangeiros.