Uma das maiores bandas do cultuado cenário underground curitibano na era dos anos 90-2000, o Debutantes 99 surgiu com a idéia de que as coisas podiam ser "diferentes". nem se levar a sério demais, nem muito menos ser o que a onda emo é hoje em dia, o d99 sempre teve vontade de tocar rock, puro e simples rock.
Em seis anos de vida, a banda fez mais de 200 shows pelo brasil, gravou dois cds e conseguiu uma enorme quantidade de fãs pelo país.
Entre 99 e 2005 foram inúmeros shows e histórias pra contar. de porto alegre ao Rio, de São Paulo a Criciúma, de Camboriú a Guarapuava, foram mais de 30 cidades visitadas pela banda, e em cada uma, as pessoas souberam mostrar seu carinho. shows e turnês ao lado de Pulley, Sugar Kane, The Gee Strings, Fistt, Dead Fish, Aditive, Dance of Days, No Break, Holly Tree marcaram a história da banda
Em 2003, após 4 anos e três demos o d99 lançou seu primeiro cd, "o colecionador de conchas", via maneco records, selo do baterista do sugar kane, renê. Esse cd marcava uma mudança na banda, pela saída do vocalista Allan, e a manutenção apenas do quarteto Romulo-Rafael-Rodo-Rafinha. o cd foi bem recebido e seguiram-se shows e colaborações, que culminaram num acordo com a barulho records (que já lançou Rivets, Millencolin, sugar kane, Travoltas,...) para o segundo cd, tempestade, que sairia em setembro de 2004.
Após o lançamento do segundo disco, a banda fez três meses de shows que culminaram numa ótima tour com os parceiros de longa data, No Break e Street Bulldogs em dez de 2004. o disco elevou o patamar das composições e a própria banda se sentia mais segura, mas era o início do fim, ou quase isso.
Em 2005 a banda fez um dos melhors shows da sua carreira , no zona punk festival, e então encerrou atividade. nunca foi dito que a banda havia acabado, mas o que se seguiu foram 2 anos sem shows.